Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 06 > TRT da Paraíba ocupa 2º lugar no ranking de gestão e governança na área de TI entre os Tribunais do Trabalho
Conteúdo

TRT da Paraíba ocupa 2º lugar no ranking de gestão e governança na área de TI entre os Tribunais do Trabalho

Na lista dos órgãos públicos federais, o Regional está na 24º posição
publicado: 06/06/2013 09h30 última modificação: 30/09/2016 10h10

O Tribunal do Trabalho da Paraíba ocupa atualmente o 2º lugar em gestão de governança da área de Tecnologia da Informação – TI, de acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na lista dos órgãos públicos federais do país, o Regional paraibano ocupa a 24º posição.

A pesquisa feita pelo TCU contou com 187 instituições do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministérios. Na análise sobre TI foi possível avaliar o preparo dos órgãos para lidar com a nova realidade a respeito da transparência imposta pela nova Lei de Acesso a Informação (LAI).

A divulgação dos dados em sua totalidade poderá estimular a competição entre os órgãos públicos de forma a beneficiar a Administração Pública e a sociedade. O conhecimento sobre quais são os órgãos deficientes e quais são os mais desenvolvidos pode fomentar ações governamentais no sentido do resgate dos primeiros e disseminação das melhores práticas realizadas pelos segundos.

A sociedade poderá saber de que forma a TI é usada para satisfazer seus anseios e como os recursos são alocados nesta área, podendo assim cobrar melhores resultados caso perceba pontos de melhoria. A experiência relatada tem como objetivo dar publicidade aos dados, permitindo que todos os benefícios possam ser alcançados.

 

Avaliação

Instituições de todo o país responderam um formulário com diversas perguntas sobre a estrutura do órgão e suas ações na área de TI. O preenchimento eletrônico foi solicitado pelo TCU, por meio de um ofício destinado aos dirigentes máximos de cada órgão. Na ação realizada em 2012 foram elaboradas 36 questões, subdivididas em 494 itens, contemplando as oito dimensões do Programa de Gestão Pública - GesPública. Foram utilizados, como referência para a elaboração do questionário, modelos de boas práticas reconhecidos internacionalmente.