Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 07 > Projeto Comunicar do TRT dará suporte a jornalistas da Paraíba

Projeto Comunicar do TRT dará suporte a jornalistas da Paraíba

Termos jurídicos em linguagem simples serão remetidos à categoria a partir deste terça (16)

Ações do documento

publicado: 17/07/2013 09h00 última modificação: 30/09/2016 10h10

A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal do Trabalho da Paraíba colocará em prática a partir da terça-feira (16), o Projeto Comunicar, que tem como principal objetivo enviar para jornalistas, radialistas e blogueiros da Paraíba, termos jurídicos em uma linguagem simplificada, acompanhados de frases com exemplos.

Além de buscar estreitar ainda mais o relacionamento com a imprensa, a intenção do TRT é colaborar para que os jornalistas possam escrever as reportagens com maior facilidade, garantindo à população a total compreensão das decisões judiciais.

A Assessoria de Comunicação Social do TRT catalogou cerca de 1.800 pessoas, entre jornalistas, radialistas, blogueiros, advogados e estudantes de Direito, que vão receber, a partir desta terça (16), dois verbetes jurídicos traduzidos e exemplificados, sempre às 14h, nas terças e quintas-feiras, via e-mail.

O presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho entende que o Poder Judiciário deve ser acessível à população e essa acessibilidade começa com o entendimento pelo povo da linguagem processual, que a grande maioria da população não tem conhecimento. “A população tem todo o direito de entender com clareza as decisões tomadas pelo Judiciário. Com esse projeto, e tendo a imprensa como aliada, estamos buscando simplificar a linguagem jurídica”, disse.

 

Cadastro

A ACS do TRT tem mais de 500 jornalistas com e-mails cadastrados que irão receber os tópicos semanalmente. Ao todo serão 80 termos que, em dezembro, estarão em uma cartilha eletrônica na home page do Tribunal (www.trt13.jus.br) ficando à disposição do público. Os jornalistas ou pessoas interessadas em receber essas informações semanalmente devem enviar uma mensagem para o e-mail acs@trt13.jus.br, informando o endereço eletrônico. Podem, ainda, enviar termos jurídicos como sugestões para a inclusão no projeto.

O Projeto Comunicar tem como patrocinador o jornalista José Vieira Neto e como gestora a jornalista Jaquilane Medeiros, da Assessoria de Comunicação do TRT. Conta ainda com a colaboração da estudante de jornalismo e estagiária do Tribunal, Jacyara Araújo. O Projeto Comunicar está inserido no Planejamento Estratégico do TRT.