Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 09 > Alunos da Oficina Escola participaram de uma ação do Programa Trabalho Seguro

Alunos da Oficina Escola participaram de uma ação do Programa Trabalho Seguro

Ação é parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do TST

Ações do documento

 

Alunos da Oficina Escola de João Pessoa participaram de uma ação do Programa Trabalho Seguro. O evento faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho e é o terceiro promovido pelo gestor do Programa no estado, juiz José Artur da Silva Torres.

O Programa tem como objetivo buscar a prevenção dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais. O magistrado fez palestra para os alunos do curso de formação de mão de obra, mostrando a importância da prevenção nas construções. Para o magistrado, a ideia é mostrar para os alunos o que a Justiça do Trabalho está fazendo nos últimos dois anos depois que passou a ser o gestor regional do Programa Trabalho Seguro na Paraíba.

“Nós recebemos os processos quando os acidentes já aconteceram e a Justiça do Trabalho não pode garantir a reparação dos danos causados. Pensamos em atuar no momento anterior para tentar diminuir o número de processos por acidentes de trabalho”, disse o juiz José Artur.

A equipe do Tribunal do Trabalho da Paraíba foi recebida pela professora Rosário Villar, que disse estar honrada com a presença do Juiz. “O tema é de grande importância e o juiz José Artur está trazendo para os nossos alunos um novo olhar para a segurança no trabalho. O aluno Edgar Antônio fez questão de agradecer pela realização da palestra e “pela oportunidade que o Tribunal está oferecendo para garantir um futuro melhor”.

A participação do TRT com o Programa Trabalho Seguro na Oficina Escola partiu de um convite feito pela servidora Jandilma Medeiros, da Escola Judicial. Durante alguns anos Jandilma foi voluntária na escola, que funciona na antiga Fábrica de Vinhos Tito Silva, localizada no Varadouro. “É uma associação civil que capacita jovens, moradores de áreas de risco, principalmente do Varadouro, Alto do Mateus e Porto do Capim, além de outras, capacitando para o ofício tradicional de restauração dos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e para a construção civil”, disse a servidora.

O evento contou com a participação do poeta e repentista Oliveira de Panelas e teve a distribuição de brindes. O juiz André Machado também é gestor do Programa Trabalho Seguro na Paraíba.