Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 09 > TRT leva Programa Trabalho Seguro para alunos da Oficina Escola

TRT leva Programa Trabalho Seguro para alunos da Oficina Escola

Ação é parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do TST

Ações do documento

O Tribunal do Trabalho da Paraíba vai levar aos alunos do curso de formação de mão de obra da Oficina Escola o Programa Trabalho Seguro. O evento acontecerá nesta segunda-feira, dia 23 a partir das 8h e faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho e é o terceiro promovido pelo gestor do Programa no estado juiz José Artur da Silva Torres. Tem como objetivo buscar a prevenção dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais.

A Oficina Escola funciona na antiga Fábrica de Vinhos Tito Silva, localizada no Varadouro. É uma associação civil que capacita jovens, moradores de áreas de risco, principalmente do Varadouro, Alto do Mateus e Porto do Capim, além de outras, capacitando para o ofício tradicional de restauração dos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico e para a construção civil.

O evento contará com a participação do poeta e repentista Oliveira de Panelas e terá a distribuição de brindes. O Programa Trabalho Seguro tem como gestores na Paraíba os juízes José Artur da Silva Torres e André Machado. Este último substituindo o juiz José Guilherme Marques Júnior.

Ações em João Pessoa

A primeira ação do Programa na Paraíba foi realizada no canteiro da obra do Centro de Convenções de João Pessoa e contou com a participação de quase trezentos trabalhadores, além da equipe de engenheiros da empresa Via Engenharia.

A segunda ação do Programa foi realizada no canteiro da obra do Fórum Maximiano Figueredo envolvendo 60 trabalhadores da construção civil. A obra está sob a responsabilidade da Empresa Comtérmica com supervisão da equipe de Gestão e Fiscalização formada pelos engenheiros e arquitetos do TRT Gibson Robson Meira, Clóvis dos Santos Lima e Francisco de Assis Medeiros Costa.

Números

Nos eventos, o juiz José Artur Torres apresentou os dados estatísticos do Ministério da Previdência Social que mostram números de acidentes no Brasil, na Paraíba e em João Pessoa. A construção civil é a atividade que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Por este motivo foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho para se iniciar a campanha. As estatísticas, segundo o Ministério de Previdência Social, revelam que em 2010 ocorreram no Brasil 701.496 acidentes e desses, 2.712 com vítimas fatais. No mesmo período a Paraíba registrou 4.957 acidentes e desses, só na capital foram 1.705.