Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 10 > Capela do TRT completa 20 anos e Dom Aldo Pagotto celebra missa
Conteúdo

Capela do TRT completa 20 anos e Dom Aldo Pagotto celebra missa

Autor das obras de São Francisco de Assis, o artista plástico Flávio Tavares participou da celebração
publicado: 07/10/2013 11h41 última modificação: 30/09/2016 10h11

 

Uma missa em Ação de Graças celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto marcou as comemorações dos 20 anos de criação da Capela de São Francisco de Assis, do Tribunal do Trabalho da Paraíba. O ato religioso foi concelebrado pelo padre Francisco de Assis e pelo diácono Wellington Viana Villar. Contou com a participação do maestro Carlinhos Telles e do Coral 13ª Em Canto.

“Ao longo dos 20 anos de criação nós nos sentimos como uma família e compensados com a missão que nos é dada nessa Capela, que hoje é também ecumênica e utilizada pelos nossos servidores evangélicos para realização de cultos, disse o presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, momentos antes de fazer a leitura da Carta de São Paulo aos Gálapos (6.14-18). O magistrado agradeceu a presença dos fieis e lembrou que aquele era um momento muito especial, que deveria ficar registrado na memória de todos.

O artista plástico Flávio Tavares, autor das três obras de São Francisco de Assis que estão no altar da Capela, foi o convidado especial da celebração. Flávio Tavares explicou para os fieis sua inspiração franciscana para criar os três momentos retratados nos painéis.

O primeiro painel mostra os irmãos lua e sol; o segundo, a transmutação do universo através da transformação da vida, marca eterna do cristianismo, e os peixes se transformando no Espírito Santo, a terceira mostra as chagas nas mãos de São Francisco de Assis, representando o sofrimento humano na visão de Cristo.

“O conjunto da obra nos ajuda a contemplar o grande mistério revelado em Jesus Cristo. Mistério do amor que Nosso Senhor transmite a cada um de nós”, revelou o artista plástico, destacando que sua obra é uma garimpagem cheia de sacrifícios, mas de profundo respeito pelo que Deus nos dá como resposta. O arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto contemplou os painéis de Flávio Tavares e disse que se tratava de um “ verdadeiro cartão postal”.

Bênção

A Capela de São Francisco de Assis foi inaugurada no dia 6 de outubro de 1993 com a celebração de uma missa pelo então arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires e, concelebrada pelo arcebispo Emérito de Natal (RN) Dom Nivaldo Monte. O TRT recebia as bênçãos pelo seu aniversário de instalação no dia 11 de outubro. Era presidido pelo Juiz Tarcísio de Miranda Monte. A Capela está instalada na Área de Integração Cultural do TRT, e suas obras de arte medem 6,00m x 2,00m.