Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 10 > Começa em João Pessoa e Campina Grande a XIII Semana do Judiciário

Começa em João Pessoa e Campina Grande a XIII Semana do Judiciário

Evento acontece simultaneamente e reúne operadores do Direito de todo o estado

Ações do documento

Com um público formado por operadores do Direito, o Tribunal do Trabalho da Paraíba iniciou, simultaneamente, em João Pessoa e em Campina Grande, a XIII Semana do Judiciário. Na capital, o evento foi aberto pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho e em Campina, pelo vice-presidente do Regional, desembargador Ubiratan Delgado.

No auditório do Unipê, o desembargador Carlos Coelho falou do prazer em abrir o evento, que desde a sua primeira edição integra, com importância, o calendário da comunidade jurídica da Paraíba. “O evento é mais uma ponte que une o TRT à comunidade que o cerca, mas ela não seria uma via proveitosa sem a participação entusiasmada de advogados, estudantes, professores e demais profissionais do Direito”.

O Coral 13ª Em Canto, regido pelo maestro Carlos Telles cantou o Hino Nacional e, em seguida, o desembargador Eduardo Sérgio, que é diretor da Escola Judicial do Tribunal, cumprimentou o público lembrando que há treze anos o TRT da Paraíba vem realizando a Semana do Judiciário em João Pessoa. Pela primeira vez, a edição está acontecendo em Campina Grande. “Uma boa oportunidade para os operadores do direito se atualizarem”, observou o magistrado, apresentando em seguida o primeiro palestrante do evento que foi o desembargador Wolney Macedo.

O magistrado Wolney Macedo abordou o tema “A Consolidação das Leis dos Trabalho nos seus 70 anos e a Constituição da República nos seus 25 anos: perspectivas para a concretização de um trabalho decente”. Falou para uma plateia que lotava o auditório do Unipê. O desembargador Edvaldo de Andrade esteve presente no evento. No período da tarde, a exibição de Mídias Digitais com o tema “Pessoas com Deficiência e Mercado de Trabalho” e mais uma palestra com o tema “Trabalho com Redução à Condição Análoga a de Escravo” e a mesa redonda para debater os temas foi presidida por Antônio Cavalcanti Neto, Paulo Antônio Maia e Silva e pelo procurador Eduardo Varandas.

Em Campina Grande

Mais de 130 estudantes e operadores do Direito participaram do primeiro dia da XIII Semana do Judiciário, que está acontecendo no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Campina Grande. O vice-presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Ubiratan Delgado, fez questão de enaltecer a importância do evento e da iniciativa de realizar a primeira edição na cidade de Campina Grande.

A vice-diretora da Escola Judicial, juíza Herminegilda Leite Machado, disse que a Semana do Judiciário tem contribuído para a formação intelectual dos atuais e dos futuros operadores do Direito. “Também proporciona espaço para a reflexão e debates a profissionais e estudantes de áreas afins ao Direito, como sociólogos, psicólogos e cientistas sociais, além de pretender estimular a consciência crítica com relação às condições de trabalho a que o homem é submetido e alertar para a importância de se efetivar a dignidade do cidadão enquanto trabalhador, e evidenciar a proatividade da atuação da Justiça do Trabalho”, completou.

A mesa dos trabalhos foi formada pelo vice-presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado, pela juíza Herminegilda Leite Machado, pelo procurador do Ministério Público do Trabalho da 13ª Região, Marcos Antônio Almeida, pela diretora do Fórum Irineo Foffily, juíza Maria Iris Diógenes Bezerra e pelo coordenador do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, professor Ranulfo Barbosa.

O juiz Marcus Menezes Barberino Mendes, de Campinas- SP (15ª Região) proferiu a palestra “A Consolidação da Leis do Trabalho nos seus 70 anos e a Constituição da República nos seus 25 anos: perspectivas para a concretização de um trabalho decente”. A Mesa Redonda foi presidida pelos juízes Humberto Halison, titular da 3ª Vara do Trabalho de Campina Grande e Cláudio Pedrosa Nunes juiz, titular da Vara do Trabalho de Cajazeiras, além do procurador do Trabalho da Paraíba, Raulino Maracajá Filho.

Teatro

O Grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT fará apresentação da peça “70 Anos da CLT” no auditório do Unipê neste segundo dia do evento. Na sexta, o grupo irá apresentar o espetáculo no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Campina Grande. O elenco é formado pelos servidores Maria Evanise Morimitsu, Marisa Castanheira, Tibério Paiva, Tânia Magalhães, Kylza Lima, Wellington Vilar Viana e Gláucia Bronzeado.

A Semana do Judiciário é uma realização da Escola Judicial e está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT da Paraíba. O evento é uma realização do TRT por meio da Escola Judicial e tem o apoio da Credjust, Caixa Econômica, Grupo São Braz e Livraria Prática Forense.