Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 12 > Nucon encerra Semana da Conciliação com com quase meio milhão em acordos
Conteúdo

Nucon encerra Semana da Conciliação com com quase meio milhão em acordos

Marcação imediata de audiências foi o traço diferenciador do Núcleo
publicado: 09/12/2013 11h32 última modificação: 30/09/2016 10h11

A possibilidade de agendar audiência imediata para acordos em processos trabalhistas foi o diferencial do Núcleo de Conciliação do Tribunal do Trabalho da Paraíba durante a Semana Nacional de Conciliação, ocorrida de 2 a 6 de dezembro em todo o Brasil, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. As atividades foram encerradas às 19h da última quinta-feira (5) após realização de um acordo celebrado entre o Sindicato dos Empregados em Empresa de Segurança e Vigilância do Estado da Paraíba e a Empresa Elfort Segurança de Valores LTDA.

Os processos foram enviados ao Nucon às 16h50, em comum acordo entre as partes, e minutos depois, a audiência já estava sendo realizada. O traço diferenciador do Núcleo, que é a possibilidade de marcação imediata das audiências de conciliação, foi o motivo da escolha para a realização do acordo.

A audiência foi presidida pelo juiz Carlos Hindemburg, auxiliar do Nucon, que aproveitou os procedimentos utilizados pela juíza Poliana Sá, em acordos realizados na 9ª Vara do Trabalho, envolvendo as referidas partes, e concluiu, com êxito as ações civis coletivas.

Categoria presente

Na expectativa de verem assegurados direitos de parcelas já vencidas, como salários retidos há três meses, vários trabalhadores vindos da cidade de Guarabira, compareceram ao Nucon para participar da audiência. O êxito obtido em seus anseios deixou a categoria satisfeita.

Nos acordos realizados ficou determinado o bloqueio de valores junto aos órgãos tomadores de serviços, com os quais a Elfort possui contratos de vigilância terceirizada. O advogado do Sindicato, Adilson Coutinho, disse que “o objetivo essencial da conciliação foi obtido em razão da infraestrutura oferecida pelo Nucon, bem como pela boa vontade de todas as partes envolvidas, entre elas, os substituídos, a empresa reclamada, os servidores e o juiz, Carlos Hindemburg”.

Durante toda a quinta-feira foram realizados vários outros acordos (cerca de 12), cujo montante chegou a r$ 443.326,64 (quatrocentos e quarenta e três mil, trezentos e vinte e seis reais e sessenta e quatro centavos), totalizando, quase meio milhão de reais.