Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 12 > TRT lança Cartilha Eletrônica de termos jurídicos traduzidos

TRT lança Cartilha Eletrônica de termos jurídicos traduzidos

Cartilha do Projeto Comunicar está disponível no site do TRT/PB

Ações do documento

publicado: 26/12/2013 08h49 última modificação: 30/09/2016 10h11

O Tribunal do Trabalho da Paraíba lançou, na semana passada, a “Cartilha Eletrônica Termos Jurídicos”. A ação fez parte do projeto estratégico Comunicar, realizado desde julho deste ano com o objetivo de garantir a compreensão dos termos jurídicos e colaborar para que os comunicadores (jornalistas, radialistas e bogueiros e estudantes de Comunicação), possam escrever reportagens sobre o Poder Judiciário com maior facilidade.

O projeto, transformado em cartilha eletrônica, foi apresentado ao presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho e ao assessor de Gestão Estratégica Max Frederico na sala de reuniões da presidência pelo assessor de Comunicação do TRT, jornalista José Vieira Neto. O desembargador Carlos Coelho parabenizou a equipe e disse que a cartilha vai servir de fonte de pesquisa para comunicadores e para estudantes de Direito.

Oitenta termos jurídicos foram enviados para jornalistas, radialistas, blogueiros e estudantes de Direito da Paraíba e de vários outros estados durante os seis meses de duração do projeto. Todos devidamente eram traduzidos para uma linguagem mais corriqueiras, além estar acompanhados de frases contendo os exemplos. Todo o material reunido em uma cartilha eletrônica está disponível no site do TRT/PB (www.trt13.jus.br), na seção Cidadãos, no link “cartilha eletrônica”.

Mais de 2.700 pessoas cadastradas no projeto receberam, duas vezes por semana, o quadro com os termos jurídicos traduzidos. O Projeto Comunicar teve como patrocinador o jornalista José Vieira Neto e como gestora a jornalista Jaquilane Medeiros, da Assessoria de Comunicação do TRT, com a colaboração da estudante de jornalismo e estagiária do Tribunal, Jacyara Araújo. O Projeto estava inserido no Planejamento Estratégico do TRT.