Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 02 > Segepe conquista marca de 41.966 horas capacitação

Segepe conquista marca de 41.966 horas capacitação

798 pessoas participaram de cursos e treinamentos em 2013

Ações do documento

publicado: 12/02/2014 12h00 última modificação: 30/09/2016 11h11

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal do Trabalho da Paraíba comemora a marca de 41.966 horas de capacitação para um público de 798 participantes em cursos e treinamentos durante o ano de 2013. O resultado é o cumprimento da Meta 11 do Poder Judiciário Meta 11 – Justiça do Trabalho, que determina à Justiça do Trabalho capacitar, com duração mínima de 20 horas, 50% dos magistrados e 50% dos servidores na utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e em gestão estratégica.

De acordo com o diretor da Segepe, Samuel Norat, as iniciativas adotadas pela secretaria seguem as orientações do seu Planejamento Estratégico, bem como a política de gestão de pessoas estabelecidas a partir das diretrizes da atual administração do Tribunal. “Durante o ano de 2013 estreitamos a relação com os servidores por meio da dinamização da instrutoria interna e da instituição do ensino a distância – EaD”, disse, destacando parceria feita com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.

Ao todo foram oferecidos pela Segepe 75 formas de capacitação entre os meses de fevereiro e dezembro. Dos quais estão cursos, treinamentos, seminários, encontros, palestras, congressos, conferências, fóruns, simpósios e oficinas. Outra grande façanha foi a reformulação do Portal Gestão de Pessoas, que passou a abrigar documentos relevantes para a atuação da Secretaria, como o Organograma, o Planejamento Estratégico, a Política de Gestão de Pessoas e o Quadro Demonstrativo da Força de Trabalho.

Portal

O Portal também é um canal de comunicação que agregou os serviços da Movimentação de Servidores, Galeria dos Aposentados, Calendário dos Cursos e os Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Durante o ano a Segepe desenvolveu alguns projetos estratégicos e reformulou outros. “Gestão por Competência para as Funções de Natureza Gerencial” foi um dos projetos implementados.

O projeto tem por objetivo mapear e avaliar as competências técnicas e comportamentais gerenciais, analisar o perfil psicológico dos gestores para auxiliar na avaliação das competências, e elaborar planos de competências. A ideia é incluir em projetos futuros outras funções de natureza gerencial, como criar um banco de multiplicadores de qualidade de vida no trabalho e adequar o programa de controle médico.

Convênio

Outro importante passo dado pela Segepe em 2013 foi o convênio firmado entre a Secretaria e o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O convênio garante a servidores do quadro permanente e dependentes legais, realizar cursos de especialização “Latu Sensu” e outros, mediante descontos a partir da segunda mensalidade.

O Projeto Sexta-Feira, que visa a capacitação e desenvolvimento dos servidores, foi transformado pela Segepe e, deixou de apresentar um tema a cada mês, passou a dividir um mesmo tema em três ou quatro partes. “A nova forma do Projeto Sexta-Feira trouxe ganhos, reafirmando sua importância institucional e seu aprimoramento dentro de uma visão biopsicossocial e jurídica”, observou Samuel Norat.

Destaca-se entre as conquistas, a criação da sala de treinamento “Servidor Mário Ivo da Costa”, um espaço para a realização de pequenas palestras e treinamentos.