Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 04 > Programa de Prevenção de Riscos Ambientais está sendo implantado em todas as unidades do TRT

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais está sendo implantado em todas as unidades do TRT

Programa avaliará riscos ambientais e ergonômicos que venham a existir no ambiente de trabalho

Ações do documento

O Serviço de Saúde do Tribunal do Trabalho da Paraíba em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas iniciou, nesta segunda-feira, 31, a implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visando à preservação da saúde e da integridade dos magistrados e servidores dentro do ambiente de trabalho. Todas as atividades de implantação estão sendo realizadas pela Empresa Rebouças e Dorea Ltda. – Consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho. Durante o prazo máximo de 180 dias, o edifício sede do Regional e todas as Varas do Trabalho do estado receberão o programa.

A iniciativa é pioneira no âmbito do TRT da Paraíba e será realizada anualmente, principalmente a partir do preenchimento dos cargos de médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho, em decorrência da realização do concurso público ainda este ano.

O PPRA, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, avaliará qualitativamente os riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos) e ergonômicos que servidores e magistrados estão enfrentando atualmente nos seus postos de trabalho.

Após a avaliação, será executado um plano de ação que objetivará aperfeiçoar as condições de labor, melhorando, concomitantemente, a qualidade de vida dos magistrados e servidores.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais objetiva, também, atender a resolução nº 84, do CSJT, que dispõe sobre as diretrizes para a realização de ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos e doenças, além de levantar dados para subsidiar o preenchimento de laudos de insalubridade e periculosidade.

As atividades fazem parte do Projeto Estratégico “Elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA”, que tem como gestor Maurício Coutinho Cunha, diretor do Serviço de Saúde, e patrocinador Samuel Norat, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas.

registrado em: