Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 05 > Presidentes de TRTs conhecem ‘conciliação humanista’ da Paraíba
Conteúdo

Presidentes de TRTs conhecem ‘conciliação humanista’ da Paraíba

Palestra foi apresentada em Brasília
publicado: 29/05/2014 16h56 última modificação: 30/09/2016 11h12

Presidentes e corregedores dos Tribunais do Trabalho de todo o Brasil conheceram na manhã desta quinta-feira, 29, o trabalho de conciliação humanista desenvolvido no TRT da Paraíba. A juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, coordenadora do Núcleo de Conciliação (Nucon) proferiu palestra em Brasília, no Colégio de Presidentes dos TRTs (Coleprecor), mostrando o funcionamento do setor e os resultados alcançados desde a criação, em 2012.

O presidente do Regional paraibano, desembargador Carlos Coelho fez a apresentação inicial do Nucon e da equipe, que foi a Brasília, composta ainda pelo juiz auxiliar, Carlos Hindemburg de Figueiredo e a servidora Anna Walléria Maux.

Segundo a juíza Nayara Queiroz, o projeto está centrado na abordagem de Carl Rogers, um psicólogo humanista. “Oferecemos oportunidade de fala às partes, ouvimos a todos com atenção e buscamos a solução dos conflitos. O ambiente é diferenciado, humanizado, leve, com mesa redonda e paredes pintadas com paisagens do Nordeste. Nossos resultados têm sido fantásticos, com resolução positiva acima dos 91%, e com qualidade”, disse.

O presidente do Coleprecor, Ilson Alves Pequeno Júnior, do Tribunal do TRT da 14ª (Rondônia e Acre), destacou que a apresentação do projeto de conciliação humanista demonstra que a Paraíba tem um Tribunal de ponta. “Ficamos felizes em constatar o percentual de acordo alcançado pelo Nucon, no TRT da Paraíba, e, melhor, com satisfação das partes. É motivo de alegria pra todos nós, que buscamos a efetividade da Justiça do Trabalho”, afirmou.

Receptividade

“Além de satisfeito, estou emocionado pela receptividade dos presidentes e corregedores dos Tribunais do Trabalho do Brasil à proposta de conciliação humanista do Nucon”, disse o desembargador Carlos Coelho, presidente do TRT da Paraíba. Após a apresentação da palestra, parabenizou a equipe do Nucon e destacou a confiança de que o Núcleo continue levando essa mensagem de paz aos jurisdicionados da Paraíba.

O juiz Carlos Hindemburg, disse que trabalhar no Nucon é estimulante pelos resultados que são alcançados. “Ficamos felizes com o retorno que recebemos dos desembargadores hoje”.

Segundo a servidora Anna Waléria Maux, o perfil dos magistrados e a união da equipe, garantem os bons resultados alcançados pelo Nucon. Em relação a palestra destacou o interesse demonstrado pelos presidentes e corregedores pela conciliação humanista. “Ficamos felizes em saber que este projeto pertence agora a toda a Justiça do Trabalho do Brasil”.