Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 06 > PJe-JT já está em 18 Varas do Trabalho da Paraíba
Conteúdo

PJe-JT já está em 18 Varas do Trabalho da Paraíba

Número de ações já ultrapassa 7 mil
publicado: 12/06/2014 13h32 última modificação: 30/09/2016 11h12

Mais de 7 mil processos já foram iniciados na Paraíba usando o sistema do PJe-JT (Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho). O novo sistema já está sendo usado em 18 das 27 Varas do Trabalho, faltando apenas as 9 unidades de João Pessoa, que tem a previsão de instalação para o mês de outubro.

O maior número de processos autuados em PJe-JT está na 1ª Vara do Trabalho de Santa Rita, com 1.087 ações, seguida da 2ª VT da mesma cidade, com 1.039 e depois de Mamanguape, com 1.007. O processo eletrônico nacional foi implantado nestas 3 Varas em novembro de 2012.

No ano passado, em 2013, o PJe-JT foi instalado nas Varas do Trabalho de Areia, Itaporanga, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha, Patos, Sousa e Cajazeiras, no período de setembro a dezembro. Este ano o trabalho começou pelas unidades de Monteiro, no mês de fevereiro e Picuí, em março.

 

Campina Grande - o desafio

No mês de maio deste ano de 2014, o Tribunal Regional do Trabalho enfrentou o desafio de implantar o PJe-JT em Campina Grande, que tem cinco Varas do Trabalho e uma movimentação processual alta. Tanto é assim que com menos de 20 dias de implantação, mais de 600 processos já foram iniciados pelo sistema nacional.

O trabalho para implantação do PJe-JT em Campina envolveu planejamento e a união de vários setores, como a Secretaria da Corregedoria, Secretaria da Tecnologia de Informação, Secretaria de Gestão de Pessoas e Assessoria de Gestão Estratégica. Ao todo, uma equipe de mais de 20 pessoas foi mobilizada em diversas fases, do treinamento ao acompanhamento pós-instalação.

O projeto Celeridade reuniu as ações necessárias para o planejamento, início e desenvolvimento dos trabalhos. O projeto tem como objetivo ações que visem otimizar os trâmites processuais, sem comprometer a qualidade na prestação jurisdicional.

 

Preparação dos usuários

Divididos em várias etapas, os treinamentos prepararam diretores das Varas de Campina Grande e seus substitutos, a fim de transformá-los em multiplicadores do sistema e auxiliares no treinamento dos demais servidores.

Em uma segunda etapa foram treinados os servidores do Fórum Irineu Joffily, com aulas expositivas e exercícios práticos nas próprias Varas do Trabalho. Advogados receberam treinamento em duas ocasiões para bom uso do PJe-JT. Depois foi a vez dos peritos. Os Juízes também receberam treinamento para a utilização da nova ferramenta.

O trabalho de suporte pós-instalação alcançou todas as unidades por um período de duas semanas. Agora, durante este mês de julho, esse trabalho continuará. É quando acontecerão as primeira audiências nos processos já protocolados pelo PJe-JT.

 

registrado em: