Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 06 > Sessão especial marca despedida do desembargador Vicente Vanderlei
Conteúdo

Sessão especial marca despedida do desembargador Vicente Vanderlei

Sessão solene aconteceu na sede do TRT, em João Pessoa
publicado: 02/06/2014 17h35 última modificação: 30/09/2016 11h12

 

Uma sessão marcada pela emoção. Depois de atuar por 20 anos no Tribunal do Trabalho da Paraíba, chegando, inclusive, a Presidência da instituição, o desembargador Vicente Vanderlei foi homenageado nesta segunda-feira, 2, às 15h, em uma sessão solene de despedida. A solenidade foi conduzida pelo desembargador Carlos Coelho, presidente do TRT, que destacou a trajetória e a importância do desembargador Vicente Vanderlei para a Justiça do Trabalho da Paraíba e do Brasil.

“Todos nós aprendemos muito com Vossa Excelência. O seu legado para todos nós é imensurável”, disse destacando que, “todos sabem que um Juiz e um Desembargador têm todas as horarias do cargo, mesmo aposentados. E é com essa intenção que o Tribunal do Trabalho da Paraíba está reunido para homenagear o desembargador Vicente Vanderlei.

Saudações

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Ubiratan Delgado fez a saudação ao magistrado em nome da instituição. Em seu discurso, ressaltou que o desembargador Vicente Vanderlei soube, em sua carreira brilhante, honrar como poucos a sua missão. “Administrou a Corte procurando atender aos pleitos de 1ª Instância. Sempre o tive como professor e modelo de magistrado, concordamos na maioria das vezes e aprendemos um com o outro. Meu querido amigo, que bom poder homenageá-lo. Desejo que a aposentadoria traga uma nova fase em sua vida. As portas desta Casa estarão sempre abertas para Vossa Excelência. Vá brilhar lá fora e que Deus o acompanhe”.

O procurador Márcio Evangelista, saudou o desembargador pelo Ministério Público do Trabalho. Destacou as qualidades do magistrado como homem sério, honesto e corajoso, que honrou no Tribunal suas origens, nunca se intimidando com as tormentas e dissabores da vida. “Como presidente da Corte combateu o bom combate, experimentou sacrifícios, mas triunfou e teve sua recompensa”.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Vicente Vanderlei foi saudado pelo advogado Francisco de Assis Almeida e Silva. Destacou que durante o tempo em que o desembargador esteve nesta Casa, demonstrou entusiasmo e coragem. “O destino lhe reservou uma árdua missão, que muitos abandonariam no meio do caminho. A OAB se sente honrada com a sua passagem pela magistratura”.

O juiz Adriano Dantas também homenageou o desembargador. Em nome da Amatra 13 disse que o magistrado se aposentou no momento em que entende ser o certo. “Um ato pensado, sensato e que certamente lhe fará feliz”.

A esposa do homenageado, Alessandra Julião, fez a saudação em nome da família. “Gostaria de dizer o quanto este dia é importante para a nossa família. É o inicio de um novo caminho. Além das paredes deste Tribunal, Vicente Vanderlei é um pai dedicado, um marido maravilhoso e foi um filho exemplar”. O servidor Gonçalo Pontes Júnior, em nome dos servidores do TRT lembrou que, em seu caminho o desembargador encontrou a rosa e o espinho, mas aprendeu a lidar com todos, tirando a essência do melhor em tudo.

Já o homenageado disse que “passados vinte anos, saio desta Casa pela mesma porta que entrei, com a cabeça erguida, da mesma maneira que cheguei. Mas já não é o mesmo Tribunal e nem poderia sê-lo. O tempo é construtor e destruidor”. Agradeceu a Deus, a sua família e aos seus colegas afirmando que vai levar do TRT as melhores saudades.

Encerramento

A sessão contou com a presença de desembargadores, juízes, diretores, servidores e familiares do homenageado, além de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi encerrada pelo desembargador Carlos Coelho. O desembargador doou a toga para ser guardada no Memorial da Justiça do Trabalho, recebida pela juíza coordenadora, Rosivânia Gomes.