Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 08 > Curso de Direito realiza capacitação para PJe-JT

Curso de Direito realiza capacitação para PJe-JT

Implantação do sistema é fruto de convênio assinado entre o Unipê e TRT

Ações do documento

Professores e funcionários do curso de Direito do Unipê realizam, durante essa semana, o curso de capacitação para o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, o PJe-JT. O curso terá 15h de duração e visa formar este público como multiplicadores sobre o uso do programa.

Para o coordenador adjunto do curso de Direito do Unipê, professor Glauber Lucena, este procedimento visa que o futuro advogado e magistrado tenham conhecimento do programa e de seus usos já durante a graduação. "Cinco professores mais três pessoas do quadro técnico estão participando, e esperamos que os alunos do nono e do décimo períodos possam participar também", declarou Lucena.

Para uso, será disponibilizado um simulador do programa, que deverá ser usado nas disciplinas de natureza prática do curso, como coloca o professor: “O simulador vai ser usado nas disciplinas de Processo do Trabalho e de Prática Jurídica do Trabalho. Nós vamos tentar simular uma vara da Justiça do Trabalho, com juízes, advogados, servidores, Ministério Público. Cada aluno terá um papel e realizaremos toda a organização e todo o procedimento que existe dentro de uma Vara do Trabalho a partir desse simulador”.

Especificidades da Justiça do Trabalho

O servidor da área de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho, Agenor Costa, lembra que o PJe-JT é um sistema operativo para todas as searas do Poder Judiciário em todo o Brasil, sendo um programa usado não apenas pela Justiça do Trabalho, como também pela Justiça Eleitoral, Justiça Criminal, Justiça Militar etc.

A preparação pretende repassar o básico do programa a funcionários e professores, ao mesmo tempo em que adentra às especificidades da Justiça do Trabalho. “Como a Justiça do Trabalho é mais célere, ela se atem a alguns detalhes diferentemente das outras Justiças em termos de simplicidade. Há os núcleos de conciliação, que, previamente, fazem uma tentativa de conciliação antes do tribunal. Não se depende que tudo passe pela anuência do juiz pra fazer alguma coisa. Essa dinâmica é refletida dentro do sistema também”.

Prazos

Segundo o professor Glauber Lucena, espera-se que, em duas semanas, o PJe-JT seja instalado no sistema eletrônico do Unipê, para que os alunos possam utilizar o simulador em suas atividades práticas nesse semestre.

Convênio

A implantação e acesso de estudantes, professores e funcionários PJe-TRT é fruto de convênio assinado entre o Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba no dia 14 de julho desse ano, no gabinete da Presidência do TRT. O acesso se dará através de uma base específica. A parceria tornou o Unipê a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) do país a oferecer esse tipo de programa na graduação.

Cerca de 300 estudantes de Direito serão beneficiados. A parceria foi firmada pela reitora professora Ana Flávia Pereira, pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, e pelo coordenador do curso de Direito do Unipê, professor Oswaldo Trigueiro do Valle, na presença de professores do curso, desembargadores e juízes do Tribunal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipê