Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 09 > Servidor defendeu a importância da fotografia no âmbito do TRT da Paraíba em Monografia
Conteúdo

Servidor defendeu a importância da fotografia no âmbito do TRT da Paraíba em Monografia

Trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia obteve nota relevante
publicado: 08/09/2014 11h35 última modificação: 30/09/2016 11h13

 

A fotografia, utilizada como fonte de informação no Tribunal do Trabalho da Paraíba, foi o tema escolhido pelo servidor Leonardo Batista (Serviços Gerais) para o trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. A monografia, estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito, obteve nota relevante da banca examinadora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPB.

A ideia do servidor/aluno foi destacar a importância da preservação da história através da fotografia. Para o autor, a imagem é sempre uma fonte de informação, um documento, uma arte. O trabalho traz uma análise das fotografias utilizadas no âmbito do TRT que servem como fonte de pesquisa. “Além do registro histórico da informação, o papel da fotografia é múltiplo, já que amplia e estimula a acessibilidade”, disse, afirmando que serve ainda como instrumento social e cultural.

A Assessoria de Comunicação Social, a Biblioteca e o Memorial da Justiça do Trabalho foram as principais fontes de pesquisa de Leonardo Batista, que dividiu seu trabalho em 9 capítulos: a introdução; os objetivos; as definições; o conceito; a comunicação; a metodologia; as análises; as perspectivas e as considerações finais.

Para a realização do trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia, foi feita uma seleção dos registros das fotos, do banco de dados, disponíveis no acervo fotográfico do Tribunal, possibilitando a atuação do profissional da fotografia no que se refere à organização e a disseminação do conteúdo informacional de maneira personalizada.

“Na Assessoria de Comunicação do Tribunal, a fotografia é de cunho histórico, jornalístico e informacional. Há uma pauta semanal indicada pelo Assessor indicando o evento que deverá ser fotografado”, destacou Leonardo Batista. Ele registrou ainda a existência de um banco de imagens na rede, que é atualizado sempre que ocorrem mudanças no quadro funcional, além de serem utilizadas em matérias jornalísticas, divulgadas na Internet, Intranet, portais e jornais.

No trabalho, o servidor anexou fotografias que mostram, desde a instalação do TRT na Paraíba em 1985, até a sala cofre, onde estão guardados todos os registros de documentos eletrônicos e os demais a serem lançados na rede de informática do Regional. Além disso, anexou fotos de discursos, posses, prédios, audiências e eventos, como seminários, cursos, palestras, encontros e reuniões. Também eventos festivos e comemorações diversas. “É a história do Tribunal, captada em momentos únicos, que serão eternizados, observou o servidor/aluno.

O trabalho acadêmico intitulado “A importância da fotografia como fonte de informação no âmbito do TRT da Paraíba”, destaca a fotografia digital que passou a ser utilizada no TRT a partir do lançamento da primeira Revista Eletrônica, bem como nos leilões (Projeto Arrematar), onde os bens eram fotografados e os interessados podiam ver os que estavam à disposição para a venda. O Documento assinado por Leonardo Batista que possui 64 páginas será doado para o Memorial da Justiça do Trabalho da Paraíba e para a Biblioteca Odilon Ribeiro Coutinho, do TRT.