Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 10 > Encontro possibilita troca de experiências entre integrantes de núcleos de conciliação da Justiça do Trabalho

Encontro possibilita troca de experiências entre integrantes de núcleos de conciliação da Justiça do Trabalho

Trt´s da Paraíba e do Rio de Janeiro apresentam trabalhos realizados em seus regionais

Ações do documento

Cumprindo o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os Tribunais do Trabalho do país, a programação do I Encontro de Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho contou, na tarde desta quarta-feira (1/10), com a apresentação dos trabalhos de conciliação de litígios realizados nos Tribunais do Trabalho da 13ª e 1ª Regiões (Paraíba e Rio de Janeiro).

Representando o regional paraibano, a juíza Nayara Queiroz iniciou os trabalhos falando sobre a conscientização da abordagem humanística utilizada no Nucon do TRT deste Estado. “Com um enfoque centrado na pessoa, ocorre a auto aceitação do indivíduo e, com isso, conseguimos fazer com que as partes resolvam seus conflitos de maneira muito mais segura”, comentou a magistrada. Segundo Nayara, o juiz deve assumir a postura de “facilitador”: “são dois anos com essa prática e venho obtendo bons resultados”, revelou a coordenadora do Nucon do TRT 13 e também organizadora do Encontro.

Logo após, foi a vez dos representantes dos representantes do TRT 1 (RJ) realizarem sua apresentação. O juiz do Trabalho Francisco Montenegro Neto e o servidor Francisco Pinheiro demonstraram como funciona o CAEP (Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual), termo como denominam o núcleo de conciliação daquele regional.

 

“Podemos ver, com a explanação da juíza Nayara Queiroz, que na Paraíba é realizado um excelente trabalho. No Rio nós também tentamos pacificar os conflitantes. Para nós, a palavra chave é paciência. Também procuramos zelar pelo clima de harmonia em nosso ambiente”, afirmou o juiz que coordena o Nucon do TRT da 1ª Região. Ao final, o magistrado agradeceu o convite para participar do Encontro, elogiando a iniciativa que classificou como “oportunidade para aprender e trocar experiências”.

O evento prossegue nesta quinta (2/10), com apresentação de equipes de outros Tribunais do Trabalho e palestra do ministro João Batista Brito Pereira, corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

O I Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho está ocorrendo no auditório do Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa. Há representação de 19 Tribunais do Trabalho do Brasil, com a presença de magistrados e servidores. O evento é uma realização do Tribunal do Trabalho da Paraíba, com apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13).

 

Por Jaqueline Medeiros

* Assessora de Imprensa da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB)

* Assessora de Imprensa da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13)