Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 11 > Servidores participam de VII Encontro da Memória da Justiça do Trabalho
Conteúdo

Servidores participam de VII Encontro da Memória da Justiça do Trabalho

Evento foi realizado no Tribunal do Trabalho da 7ª Região (Ceará)
publicado: 11/11/2014 09h10 última modificação: 30/09/2016 10h08

Com o tema “Preservação e descarte seguro de documentos arquivísticos em suporte digital” o servidor Sílvio Lucas da Silva, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT, ministrou palestra no VII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, juntamente com o seu orientador o professor da Universidade Federal da Paraíba Wagner Junqueira. O evento foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará) e teve como foco principal a preservação e o descarte seguros de documentos em meio eletrônico.

Outro desafio da informatização apresentado pelos palestrantes foi como descartar de maneira segura documentos digitais. “Diferentemente do que acredita a maioria das pessoas, não basta enviar o documento eletrônico para a lixeira do computador e depois esvaziá-la”, afirmou o professor Wagner Junqueira. Ele lembrou que existem dezenas de softwares disponíveis na internet que recuperam essas informações com facilidade.

Já o servidor Raimundo Normando Madeiro Monteiro, do Serviço de Documentação e Arquivo, apresentou o site do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - Memojutra, uma página criada pelo servidor, cuja iniciativa de criação foi fruto de sugestões lançadas em reuniões do Fórum. De acordo com Normando Madeiro, um dos objetivos primordiais da página é facilitar a publicação das matérias relativas à área de gestão documental no âmbito da Justiça do Trabalho, bem como o de promover a interação entre os visitantes (servidores, magistrados, advogados e o público em geral) do site, ocasião em que poderão discutir/debater os assuntos e temas abordados nas reuniões do Memojutra e Encontros da Memória.