Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 11 > TRT abre hoje (24) a VIII Semana Nacional da Conciliação

TRT abre hoje (24) a VIII Semana Nacional da Conciliação

Solenidade de abertura acontecerá no Fórum de João Pessoa

Ações do documento

O presidente do Tribunal do Trabalho da 13ª Região (Paraíba), desembargador Carlos Coelho abre, logo mais às 10h, a VIII Semana Nacional da Conciliação, evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e envolve toda a Justiça Brasileira. A solenidade de abertura acontecerá no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa e até o final desta semana, todas as varas do Trabalho do Estado e o Núcleo de Conciliação (Nucon), estarão recebendo as partes envolvidas em processos para a tentativa de acordos.

A partir desta segunda-feira estará sendo executado, em toda a Paraíba, o projeto “Conciliação Privilegiada: uma tentativa de solução dos conflitos por decisão das partes”. O projeto é de autoria da juíza Nayara Queiroz Mota, que coordena o Nucon. Para a magistrada, a conciliação se constitui no meio mais adequado de solução dos conflitos por ser mais rápido, eficaz e, por resultar do consenso entre as vontades das partes, apresenta-se como o método mais justo.

E foi com esse pensamento que a coordenadora do Núcleo de Conciliação (Nucon) do Tribunal do Trabalho da Paraíba, juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa apresentou à Presidência o projeto da Conciliação Privilegiada.

 

Conciliação Humanista

O projeto apresentado para a Semana da Conciliação está de acordo com a vivência humanista adotada pelo Nucon. “Na conciliação o Poder Judiciário contribui para a reconstrução do relacionamento pós-conflito, aproxima-se da sociedade e realiza a sua função primordial de paz social”, disse a juíza Nayara Mota.

 

Campina Grande

Em Campina Grande a juíza Flávia Assunção conversou com os diretores de todas as cinco Varas do Trabalho solicitando uma pauta para conciliação. Vai dedicar um dia da semana a cada VT. A juíza é coordenadora da Central de Mandados de Campina.