Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Bibliotecária do TRT apresenta trabalho em Encontro Nacional
Conteúdo

Bibliotecária do TRT apresenta trabalho em Encontro Nacional

Bibliotecária Márcia Simaan apresentou palestra intitulada “Estrutura física e instalações das bibliotecas da Justiça do Trabalho: estudo de caso”
publicado: 03/12/2014 11h26 última modificação: 30/09/2016 10h08

 

As servidoras do Tribunal do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) Denise Gomes Pereira de Melo, bibliotecária que atua junto à Escola Judicial e Márcia Cristina Ribeiro Simaan, atualmente responsável pela biblioteca do TRT, participaram do XIV Encontro Nacional de Bibliotecários da Justiça do Trabalho (EBJU), que aconteceu no período de 19 a 21 de novembro último no TRT da 7ª Região (Ceará). O evento foi coordenado pela Rede de Informação e Documentação da Justiça do Trabalho (REDIJT) e contou com o apoio da Escola Judicial daquele Regional.

A bibliotecária Márcia Simaan apresentou palestra intitulada “Estrutura física e instalações das bibliotecas da Justiça do Trabalho: estudo de caso”. Segundo ela, o conteúdo trouxe à luz a realidade das bibliotecas brasileiras dos órgãos dessa justiça especializada, focando nesse pormenor (instalações físicas e estrutura), sendo fruto de pesquisa aplicada a todos os TRTs e ao TST.

O trabalho apontou dados relativos ao espaço físico, área útil das Bibliotecas, itens de conforto e conveniência disponibilizados para usuários e para os servidores que trabalham nessas unidades, entre outras questões, com destaques para a Biblioteca do TRT da Paraíba, conforme demonstrado no estudo. Durante a palestra foi também exibido vídeo da Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, feito pela própria bibliotecária, no qual ela enfatiza as boas práticas adotadas pelo Regional, tanto dentro da unidade, como nas áreas adjacentes.

No evento foram ainda tratados temas da atualidade, de relevância nacional, especialmente voltados para as unidades de informação nos Tribunais do Trabalho, tais como: as novidades e inovações no mercado de livros e periódicos eletrônicos, modelos de gestão de bibliotecas digitais, plano de metas e planejamento estratégico para bibliotecas, redes sociais e dispositivos móveis como estratégia de promoção de produtos e serviços das bibliotecas e boas práticas nas bibliotecas da Justiça do Trabalho.

Ao final do encontro, os participantes prestaram homenagens ao bibliotecário Joel Gallinatti Heim, diretor da Coordenadoria de Biblioteca do TRT da 2ª Região, que faleceu em setembro último. Márcia Simaan , que também é violonista e cantora, emocionou a plateia ao interpretar a música “I will be your friend”, de Michael Smith.

Márcia Simaan é bibliotecária do TRT de Goias (18ª Região), cedida ao TRT da Paraíba. É vice-coordenadora da Rede de Documentação e Informação da Justiça do Trabalho e também responsável por conduzir os trabalhos da Subcoordenadoria de Gestão do Acervo, um dos três grandes grupos em que se divide a rede.