Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Escola Judicial encerrou atividades 2014 com a realização do curso “Direito e Psicanálise”
Conteúdo

Escola Judicial encerrou atividades 2014 com a realização do curso “Direito e Psicanálise”

Durante o ano a Ejud realizou 22 cursos e mais três edições da Semana do Judiciário
publicado: 16/12/2014 16h37 última modificação: 30/09/2016 10h09

A professora Mariana Pimentel Fischer Pacheco, que é mestre e doutora em Filosofia do Direito ministrou o curso de encerramento das atividades da Escola Judicial do Tribunal do Trabalho da 13ª Região (Paraíba). Com o tema “Direito e Psicanálise”, o curso foi realizado nos dias 10 e 12 deste mês de dezembro e tratou de assuntos enfocando a relação entre psicanalise e Direito.

Durante o curso foram realizados debates sobre os textos “O Mal Estar na Civilização”; “O nascimento da psicanálise”; e “O exato oposto do início do século XX”. A Ejud tem como diretor o desembargador Eduardo Sérgio e como vice-diretora a juíza Herminegilda Leite Machado.

Além de mestre e doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a professora Mariana Pacheco é Pós Graduação lato sensu da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Pesquisadora do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP e Pesquisadora - Colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos temas democracia, ética, teoria crítica e psicanálise.

2014

Durante o ano de 2014, a Ejud realizou 22 cursos e mais três edições da Semana do Judiciário. Os eventos ocorridos na capital e no interior do estado contemplaram magistrados, servidores e também advogados e estudantes de direito, apresentando excelentes resultados.

A EJud faz parte do sistema integrado de formação da magistratura do trabalho, que é coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - Enamat.