Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Exposição de arte de Pedro Nogueira vai até amanhã (sexta, 12) no TRT
Conteúdo

Exposição de arte de Pedro Nogueira vai até amanhã (sexta, 12) no TRT

O evento é uma realização do Núcleo do Processo de Qualidade da Assessoria de Gestão Estratégica
publicado: 11/12/2014 13h18 última modificação: 30/09/2016 10h09

 

O artista plástico Pedro Nogueira está movimentando os corredores do Tribunal do Trabalho da Paraíba Até a sexta, dia 12, o público interno e externo poderá visitar a exposição de arte que está sendo realizada na Área de Integração Cultural. No local está exposta uma coleção de obras que diferencia do tradicional.

Além das telas, Pedro Nogueira está lançando sua arte em tapetes, retratando temas ligados a arte sacra. Os quadros mostram personagens de festas populares, a exemplo dos antigos carnavais, além de casarios e igrejas seculares de João Pessoa. O evento é uma realização do Núcleo do Processo de Qualidade da Assessoria de Gestão Estratégica.

O dom do artista

A arte vem das mãos de um portador de deficiência visual, que conta apenas com 5% de visão. Telas com a assinatura de Pedro Nogueira podem ser encontradas em vários setores do TRT. O maior acervo está localizado no Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, que fica no terceiro piso do Shopping Tambiá, em João Pessoa.

Tem quadros espalhados nas Varas do Trabalho e um painel gigantesco pintado nas paredes das salas no Núcleo de Conciliação e Conflitos (Nucon). Para a exposição foram produzidas mais de 10 telas, cada uma com uma arte diferente e o artista estará, durante todo o período da exposição, pintando telas no local.

Nas telas o público pode observar o olhar contemplativo do Cristo e o momento de ternura na reação de Nossa Senhora, quando o anjo veio anunciar a vinda do Salvador. Os velhos casarios do Centro Histórico de João Pessoa e as igrejas seculares revelam a religiosidade do povo nas procissões.

Uma das telas que mais chama a atenção do público é o Arlequim, um personagem que tem origem italiana. É uma espécie de bobo da corte, que no Brasil ficou famoso no carnaval devido à marchinha “Pierrô apaixonado”. A figura mais colorida e nostálgica do carnaval está numa tela que mede 1.50m x 80cm. Já o David e a Monalisa, grandes clássicos da arte brasileira, também vieram para as telas de Pedro Nogueira numa visão bem moderna.

Arte nas ruas

A arte de Pedro Nogueira pode ser conferida ainda na casa sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Jaguaribe, na Associação dos Deficientes Visuais, no Procardio, no Sindicato dos Professores da Rede Municipal, além de 15 telas que retratam a Via Sacra - o caminho percorrido por Jesus Cristo até o calvário -, que se encontram na chácara da Comunidade Padre Pio, que fica na estrada de Recife.

Em Pernambuco, já mostrou o trabalho na Galeria Patrimônio de Recife, Restaurante Morisco, em Olinda, Casa da Cultura de Recife e Museu do Estado de Pernambuco, em Recife. No Brasil, expôs no Centro de Convenções de Brasília (DF) e na Galeria Frei Henrique Confaloni de Goiás (GO). Nogueira assinou também a arte que estampa o estandarte do bloco carnavalesco Anjo Azul, de João Pessoa.

Quadros e objetos de cerâmica com a arte de Pedro Nogueira estão em residências em Brasília, Pernambuco, Ceará, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, além de países como Suíça, Estados Unidos e França.