Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Ouvidoria do TRT comemora 10 anos de instalação
Conteúdo

Ouvidoria do TRT comemora 10 anos de instalação

Solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Pleno
publicado: 18/12/2014 17h45 última modificação: 30/09/2016 10h09

 

O lançamento de uma Revista marcou as comemorações dos 10 anos de instalação da Ouvidoria do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A solenidade aconteceu no Tribunal Pleno, foi aberta pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho e reuniu desembargadores, magistrados e representantes de órgãos públicos da Paraíba. “A edição traz um importante resumo das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria no biênio e destaca sua criação e instalação ocorrida na gestão da desembargadora Ana Madruga”, disse Carlos Coelho.

Uma década vitoriosa

“Tive o grato prazer de ser o ouvidor neste biênio e apresento, por meio desta revista, um resumo do trabalho da unidade”, disse o desembargador ouvidor Wolney de Macedo Cordeiro, acrescentando que a Ouvidoria completa dez anos de instalada com um trabalho vitorioso.

O desembargador fez questão de frisar o empenho e dedicação da equipe da Ouvidoria, coordenada pelo servidor Francisco Firmino, que se empenhou de maneira decisiva para alcançar os objetivos da unidade. Em seu discurso falou do Trabalho desenvolvido pelo diretor do Serviço de Documentação e Arquivo, Walter Azevedo, pela dedicação total ao TRT e responsável pela edição da revista. “Parabenizo, ainda, a Assessoria de Comunicação, não só pela confecção da revista, mas na organização da solenidade e agradeço a Presidência, que sempre esteve em sintonia com o trabalho realizado pela Ouvidoria. Estou no final do mandato e é com muito orgulho que entrego aos desembargadores Leonardo Trajano e Edvaldo de Andrade, a continuidade do trabalho.

Wolney Cordeiro fez um elogio especial ao desembargador Edvaldo de Andrade, até agora o único que ocupou o cargo de Ouvidor por duas vezes. “O desembargador Edvaldo, pela sua experiência, sua abertura para o diálogo e sua maneira afável, é o melhor retrato da nossa Ouvidoria”.

A revista traz, além do resumo do biênio, entrevistas com o desembargador Edvaldo de Andrade e o servidor Ídris Leônidas, primeiro supervisor da Ouvidoria. Publica artigos assinados pelo procurador de Justiça e ex-ouvidor do Ministério Público Estadual Doriel Veloso Gouveia, pela ouvidora-geral do estado da Paraíba, Tânia Brito, pelo professor doutor do programa de pós-graduado em direitos humanos, políticas públicas e cidadania da UFPB e presidente do Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (CEBESP) Rubens Pinto Lyra e também pela estudante de Direito da UFPB, Helena Paiva de Oliveira Alves.

Vocação cidadã

O desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva destacou a vocação cidadã da Justiça do Trabalho. Lembrou que no ano de 2001, quando estava na Presidência do TRT e pouco se falava em Ouvidoria, começou um trabalho para ouvir a opinião, sugestão e reclamações dos servidores, magistrados e usuários. “Começamos pelo Serviço de Documentação e Arquivo, colocando urnas, depois estendidas às Varas do Trabalho e ao Tribunal. Tivemos resultados maravilhosos com grandes contribuições para a gestão”.

Depoimentos na solenidade de lançamento da Revista

“Dentro da minha trajetória no serviço público foi a condição de Ouvidor, pelo que representa em favor da coletividade pública, que mais me fez bem. Eu sempre faço as coisas sem a menor pretensão e o agradecimento surge assim, de forma surpreendente para mim, nas palavras do desembargador Wolney Cordeiro”.

Desembargador Edvaldo de Andrade

“Enalteço o esforço de todos ao longo desses 10 anos. É indiscutível o valor de uma Ouvidoria. É o elo entre o público interno e externo, que trazem sugestões simples, que às vezes, por falta de informação, não se resolve e a Ouvidoria tem essa função. Parabenizo a todos que contribuíram para a consolidação da unidade”.

Desembargadora Ana Maria Madruga

“Tenho a satisfação de estar herdando uma Ouvidoria que vem sendo tão bem conduzida pelo desembargador Wolney Cordeiro. Ter na Ouvidoria o desembargador Edvaldo de Andrade será muito bom, já que ele tem conhecimento das funções e missões da unidade”.

Desembargador Leonardo Trajano

“Gostaria de parabenizar os que passaram pela Ouvidoria, o seu último gestor desembargador Wolney Macedo e o primeiro, desembargador Edvaldo de Andrade pelo trabalho realizado ao longo de 10 anos, com a unidade sempre aberta ao diálogo, atenta sempre aos usuários”.

Juiz Marcello Maia – presidente da Amatra 13

“Gostaria de me congratular com o Tribunal pelos 10 anos de instalação de sua Ouvidoria, setor que representa a democracia de uma instituição. Desejo muito sucesso aos desembargadores Leonardo Trajano e Edvaldo de Andrade nessa nova gestão à frente da Ouvidoria”.

Procurador Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha – chefe da Procuradoria Regional do Trabalho

“É com muita alegria que o instituto das Ouvidorias Públicas e Privadas do estado da Paraíba parabeniza o TRT. Uma Ouvidoria é responsável por trazer os problemas e traçar metas para resolvê-los. É muito gratificante o trabalho realizado por este valioso instrumento, e aqui nesta instituição, já vem se desenvolvendo desde a instalação das caixas coletoras”.

Tânia Brito – Ouvidora Geral do Estado da Paraíba