Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Sessão especial debate sobre acidentes de trabalho na Paraíba
Conteúdo

Sessão especial debate sobre acidentes de trabalho na Paraíba

Juiz do Trabalho, José Artur Torres proferiu palestra sobre acidentes de trabalho
publicado: 16/12/2014 16h04 última modificação: 30/09/2016 10h09

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta segunda-feira (15), para discutir sobre a contribuição do grupo de trabalho interinstitucional Getrin 13, para a diminuição dos acidentes de trabalho na Paraíba.

A sessão, proposta pelo deputado Janduhy Carneiro (PTN), teve como objetivo fazer um balanço das primeiras ações do Getrin 13. O grupo foi criado há uma mês e já conta com a adesão de 20 entidades e órgãos públicos, a exemplo do Poder Legislativo.

“Recebemos o convite do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região para participar das ações, que foi um gesto de grandeza. A Assembleia não poderia ficar de fora dessa parceria, participando do Getrin. Firmamos o nosso apoio e vamos colaborar para acabar com tantas fatalidades advindas dos acidentes que acontecem no ambiente de trabalho”, explicou Janduhy Carneiro, que é representante da ALPB no Getrin.

Durante a solenidade, o juiz do Trabalho, José Artur da Silva Torres, proferiu palestra sobre a prevenção de acidentes de trabalho, dados e os gastos envolvidos nos acidentes. “Os números chegam a 337 milhões por ano, no mundo, 923 mil por dia e 10 por segundo. Dos acidentes ocorridos, 2,3 milhões de trabalhadores chegam a óbito a cada ano, sendo 4 por minuto”, disse o magistrado.

Um protocolo com foco em ações voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho foi assinado, no ano de 2013, no Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) e obteve a assinatura de representantes das entidades públicas, privadas, sindicatos e associações envolvidas. A ALPB também contribuiu na assinatura do documento.

“O documento fortalece o grupo do Getrin 13, que tem uma atuação simples e busca parcerias para melhorar a segurança do trabalhador. Somente este mês, ocorreram vários acidentes graves no nosso Estado e por isso começamos de forma séria para evitar que as empresas não ofereçam segurança aos seus funcionários”, ressaltou o presidente do TRT-PB, Carlos Coelho de Miranda Freire.

Também participaram da sessão o deputado Jutay Meneses (PRB), além de entidades parceiras do Getrin.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Texto: Alexandre Kito