Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > Tribunal disponibiliza novo Sistema de Consulta Jurisprudencial
Conteúdo

Comunicados

Tribunal disponibiliza novo Sistema de Consulta Jurisprudencial

Basta acessar o link https://www.trt13.jus.br/jurisprudencia-testes para ter acesso
publicado: 19/12/2014 13h15 última modificação: 16/06/2020 08h24

O Tribunal do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) está disponibilizando ao público um novo Sistema de Consulta Jurisprudencial, disponível no link 'https://www.trt13.jus.br/jurisprudencia-testes' (ou através do menu 'Jurisprudência >> Nova Consulta Jurisprudencial', no sítio do TRT-PB). O produto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - Setic, subsidiado por estudos e deliberações da Comissão de Avaliação do Sistema de Consulta à Jurisprudência do TRT e por trabalhos da equipe de Planejamento da Contratação da Solução de Busca Textual do TRT, bem como por várias sugestões de usuários testadores do Tribunal.

Segundo o diretor da Setic, Angelo Giuseppe Guido, o serviço implementa várias melhorias com o objetivo de tornar a experiência do usuário mais produtiva. A primeira delas é permitir, em um só local de pesquisa, consultar decisões de segundo grau do PJe-JT e também as bases do Sistema Único de Acompanhamento Processual do TRT (SUAP), de primeiro e segundo graus.

Com relação aos recursos de interação, o sistema oferece uma interface mais leve e amigável. Uma das novidades é o facetamento (filtros na lateral esquerda exibidos após a consulta), que visa oferecer melhores opções de refinamento da busca. Através da imagem da lâmpada, no canto superior direito, o usuário poderá registrar suas dúvidas e sugestões de melhoria.

Em se tratando de infraestrutura tecnológica e dos dados fornecidos, o serviço foi totalmente reformulado, passando a utilizar uma plataforma de busca textual mais moderna e robusta, bem como ferramentas de interface mais recentes. Embora esteja em fase de testes, o conteúdo das decisões possui o mesmo grau de confiabilidade, pois se origina das informações já alimentadas nos sistemas jurídicos do Tribunal.

Atualmente, o serviço está em fase de beta testes, de forma que os usuários podem utilizá-lo livremente e reportar erros e sugestões, antes mesmo de ser lançada sua versão final na produção. A Consulta Jurisprudencial que esteve vigente no Tribunal continua on-line e será substituída apenas ao final deste período.