Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 12 > TRT inaugura novas instalações da Biblioteca Odilon Ribeiro Coutinho
Conteúdo

TRT inaugura novas instalações da Biblioteca Odilon Ribeiro Coutinho

Ambiente recebeu bênçãos do Frei Francisco Battistine
publicado: 01/12/2014 13h41 última modificação: 30/09/2016 10h08

As novas instalações da Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, do Tribunal do Trabalho da Paraíba, foram inauguradas na manhã desta segunda-feira, 1. O setor, vinculado ao Serviço de Documentação e Arquivo (SDA), está funcionando no pavimento térreo do edifício sede do Regional com um acervo de mais de 8 mil livros em sua maioria, obras jurídicas com ênfase ao direito do trabalho e está aberto ao público de segunda a sexta-feira.

O Frei Francisco Battistine abençoou a biblioteca: “uma honra benzer uma fonte de verdadeira cultura. Uma biblioteca é fruto de um grande trabalho e o trabalho é o maior educador do ser humano”.

O diretor do Serviço de Documentação e Arquivo (SDA), Walter Azevedo fez uma homenagem à família do sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, que estava presente no evento, a viúva, dona Solange Ribeiro e os filhos, Eduardo Ribeiro e Gilberto Ribeiro. Ele lembrou da convivência com o escritor e que esteve presente nos momentos mais importantes de sua vida. Aproveitou para agradecer ao presidente do TRT pelo novo espaço, que estava sendo reinaugurado com um grande acervo e mais a biblioteca virtual.

A servidora aposentada do TRT, bibliotecária Maria das Neves, foi convidada especial do evento. Ela disse que não poderia faltar naquele momento tão especial. “Estou aposentada na certeza do dever cumprido. “Agradeço ao desembargador Carlos Coelho pelo novo espaço e aos colegas, que foram usuários da Biblioteca e hoje são magistrados”. A bibliotecária Márcia Simaan fez um balanço das atividades e projetos da biblioteca.

Falaram ainda na solenidade o presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Lau Siqueira e o presidente da Academia Paraibana de Letras e da Fundação casa de José Américo, Damião Ramos.

 

Novo espaço

O presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, falou do novo espaço e da potencialidade da biblioteca para servir como fonte de pesquisa e conhecimento para servidores, magistrados e a comunidade. “Como este tribunal é virtual, todo o acesso ao conhecimento ocorre via terminais de computador, espalhados pela sala de leitura, onde os consulentes poderão pesquisar através de um poderoso software, o Magister Net, disponibilizado pela Corte para a pesquisa nacional e internacional de temas jurídicos e não jurídicos em inúmeras instituições, inclusive em universidades mais conhecidas e famosas do Brasil e do mundo. Está-se, pois, diante não mais de uma simples biblioteca, mas de uma mediateca”, disse o desembargador.

O vice-presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado esteve presente, bem como o desembargador (aposentado) Ruy Eloy, o diretor geral Leonardo Nóbrega e outros diretores e servidores do Tribunal, além da bibliotecária Márcia Cristina Ribeiro Simaan, atualmente responsável pela biblioteca do TRT e os servidores Gilvan Azevedo e Maria de Fátima.

 

História
A Biblioteca foi criada em 1985, na instalação do Tribunal Regional do Trabalho da na Região, na gestão do então presidente, juiz Paulo Montenegro Pires. Desde então, está vinculada ao Serviço de Documentação e Arquivo

O nome “Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho” foi sugerido pelo diretor do Serviço de Documentação e Arquivo, Walter Azevedo, em homenagem ao ilustre paraibano, sociólogo, historiador e escritor, de saudosa memória, que prestou serviços à história e cultura paraibana e nordestina.

 

Depoimentos:

“O que mais me chamou a atenção foi o nome dado a Biblioteca. Odilon Ribeiro Coutinho foi um grande escritor. Parabenizo o TRT por ser uma unidade que se preocupa em manter uma biblioteca de grande qualidade, uma verdadeira referência. Além disso, o TRT é a casa de uma das mais talentosas escritoras da atualidade: Marília Arnaud”.

Lau Siqueira – Presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

 

“Me orgulho em citar o nome desta Biblioteca que referencia o escritor Odilon Ribeiro Coutinho, a maior honra da nossa Associação Paraibana de Letras. A APL estará aqui, de mãos dadas para contribuir com a Biblioteca deste Tribunal”.

Damião Ramos – presidente da Academia Paraibana de Letras e da Fundação casa de José Américo.