Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 03 > Ejud começa ano letivo discutindo o novo Código de Processo Civil
Conteúdo

Ejud começa ano letivo discutindo o novo Código de Processo Civil

Presidente do TRT anunciou nova sede para a escola
publicado: 06/03/2015 09h58 última modificação: 30/09/2016 11h08

A Escola Judicial (EJud) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) assume hoje um novo patamar, ganhou do Pleno autonomia administrativa e orçamentária, que significa sua independência e este evento marca o início das atividades com linhas traçadas pelo Conselho Pedagógico. Com essa afirmação, o presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado, declarou aberto o ano letivo da Escola. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (5) no auditório do Tribunal Pleno.

O magistrado destacou a possibilidade da Escola ganhar sua sede própria já a partir do próximo semestre deste ano de 2015, “o que vai trazer mais conforto e efetividade para o cumprimento de seu compromisso acadêmico”.

O desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, diretor da EJud, disse que o trabalho da Escola Judicial tem sido frenético nesses primeiros meses do ano, mas necessário para produzir um perfil que atenda a demanda dos magistrados e dos servidores. Para o desembargador, as Escolas Judiciais têm um papel reconhecido pela Constituição no sentido de promover a formação de magistrados e também de servidores. “A nossa EJud ganhou, neste ano, um crédito de confiança da Presidência, dos colegas desembargadores”, disse.

Já consta na programação da Escola para este ano a realização de uma semana de atualização (de 11 a 15 de maio). No segundo semestre, a intenção é a realização de um congresso internacional de Direito Constitucional.

Outro ponto positivo para a Escola destacado pelo diretor é a conquista de uma sede própria. “A sede terá salas de aula confortáveis e escritório que permitam o desenvolvimento das atividades pedagógicas de maneira mais adequada. O trabalho é árduo, mas com o apoio dos magistrados, servidores e da equipe da Escola, obteremos sucesso”.

Na solenidade foi exibido um vídeo produzido pela a Assessoria de Comunicação Social mostrando as atividades da Escola Judicial para 2015.

 

Novo Código de Processo Civil

O desembargador Wolney de Macedo Cordeiro apresentou o palestrante na solenidade de abertura do ano letivo da EJud, o juiz Mauro Schiavi, destacado pelo diretor da Escola com “a estrela da noite e o grande jurista da nova geração”. A conferência abordou os “Princípios e diretrizes gerais do Novo Código de Processo Civil e a aplicação supletiva e subsidiária ao Processo do Trabalho”. O juiz Mauro Schiavi, titular da 19ª Vara do Trabalho de São Paulo, é Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais e tem um currículo muito vasto.

A escola tem como vice-diretor o juiz Paulo Henrique Tavares e integram o Conselho Pedagógico os juízes Antônio Cavalcanti Neto, Roberta de Paiva Saldanha e Adriano Mesquita Dantas. O secretário é o servidor Francisco Firmino.

 

Minicurso

Nesta sexta-feira, 6, o juiz Mauro Schiavi ministrou um minicurso destinado a desembargadores e juízes abordando o mesmo tema, encerrando, assim, as atividades que marcaram a abertura do ano letivo da EJud. O evento também aconteceu no Tribunal Pleno do TRT.