Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 03 > Mulheres da Justiça do Trabalho da Paraíba recebem homenagem
Conteúdo

Mulheres da Justiça do Trabalho da Paraíba recebem homenagem

Dia da Mulher foi comemorado nesta segunda-feira (9)
publicado: 09/03/2015 15h55 última modificação: 30/09/2016 11h08

 

As comemorações do Dia Internacional da Mulher no Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) marcou o retorno do projeto Quinta Cultural. A 13ª edição trouxe para o auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, os artistas Jessier Quirino, Clóvis Júnior e Marco Di Aurélio, além do grupo de teatro “Justiça em Palco”, do TRT.

O evento foi aberto pelo diretor do Fórum, juiz José Aírton Pereira. “As mulheres são guerreiras e jamais poderão ser inferiores e nós não poderíamos deixar esse dia passar em branco, disse o magistrado, justificando a ausência do presidente do Tribunal, desembargador Ubiratan Delgado, em função de um compromisso inadiável. A programação foi coordenada pela servidora Teresinha Nascimento, do gabinete dos Juízes Substitutos.

Justiça em Palco

O Grupo de Teatro do TRT dividiu seus atores para apresentações em dupla. Quatro histórias bem humoradas foram contadas, todas voltadas ao público feminino. As esquetes mostraram o dia a dia da mulher e todas mostraram no final que o importante é ser feliz, sempre com muito respeito e sentimento humano. No elenco os servidores Maria Evanise, Karla Leitão, Tânia Magalhães, Tibério Paiva, Kylza Lima, João Batista, Marisa Castanheira e Gláucia Bronzeado. O Grupo, que contou com a participação especial do maestro Carlinhos Telles, recebeu o troféu Quinta Cultural.

Poeta Marco Di Aurélio

Um vídeo exibido em telão, apresentou um poema do escritor e cordelista Marco Di Aurélio. A homenagem foi para mulheres que são mães, filhas, operárias, lavadeiras, taxistas, jornalistas, magistradas, artistas, rendeiras e uma dezena de outras profissionais.

O poeta disse que já participou de acontecimentos culturais do TRT e fazer homenagem à mulher não é uma tarefa difícil. “Somos todos agregados aos amores e as paixões. São sentimentos que a gente exercita. Vim atender ao convite de Teresinha Maranhão, que está sempre promovendo eventos culturais no TRT”.

Homenagens

O projeto Quinta Cultural dedicado ao Dia da Mulher, homenageou quatro servidoras do TRT, a desembargadora Ana Maria Madruga, a juíza Nayara Queiroz, Maria Anita Cirne, secretária do Fórum de João Pessoa e Jaquilane Medeiros, jornalista da Assessoria de Comunicação Social.

Jessier Quirino

O evento foi encerrado com a apresentação do poeta, escritor, músico, arquiteto e declamador Jessier Quirino, que iniciou sua participação declamando um poema que fez em homenagem a mãe, chamado “Pano do leite”. Outros poemas e causos contados arrancaram gargalhadas do público no auditório do Fórum, que estava decorado com telas do artista Clóvis Júnior.

O poeta Jessier Quirino disse que recebeu com carinho o convite da servidora Teresinha Maranhão para participar do evento em homenagem às mulheres. “Sempre tenho uma data reservada para essas situações e nada é mais importante do que me apresentar na Paraíba, ao lado de amigos e tendo a mulher como personagem central”.

Arte

Obras de arte do artista plástico Clóvis Júnior decoraram o palco do auditório do Fórum. “As telas foram escolhidas, especialmente, para homenagear a mulher. Elas retratam a mulher, mãe, guerreira, sereia e mostram um pouco da vida e do cotidiano delas”.

No hall de entrada do auditório, a decoração ficou à cargo da artista plástica Fran Lima. Várias telas foram expostas onde foi servido um coquetel aos presentas. Fran Lima vai assinar uma exposição no TRT em comemoração ao dia das mães, juntamente com o artista Pedro Nogueira.