Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 04 > TRT reúne 16 entidades para discutir ações de prevenção a acidentes de trabalho

TRT reúne 16 entidades para discutir ações de prevenção a acidentes de trabalho

Tribunal tem ações voltadas para prevenção de acidentes nas estradas

Ações do documento

Uma reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) - Getrin13, com representantes de instituições, empresas e organizações não governamentais, definiu ações de prevenção a acidentes de trabalho para execução durante este ano de 2015. O encontro aconteceu semana passada na sede do TRT.

No encontro estavam representadas 16 instituições, empresas e ONGs que tratam com esta temática. O Getrin busca definir ações de prevenção de acidentes de trabalho, promoção da saúde do trabalhador e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). Tem a coordenação dos juízes do trabalho André Machado Cavalcanti e George Falcão Coelho Paiva, que são os gestores do comitê do programa Trabalho Seguro na Paraíba.

Atualmente o programa Trabalho Seguro está finalizando uma campanha de prevenção de acidentes nas estradas, que tem como tema: “Ônibus e caminhões não são brinquedos, trabalhe com segurança”. A frase vai ilustrar outdoors que serão colocados nas principais rodovias da Paraíba e terá o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Os motoristas, em alguns pontos e dias determinados pela PRF, vão receber orientações e explicações sobre a campanha, além de material com dicas para uma viagem segura.

A campanha será oficialmente lançada na Paraíba no próximo dia 27, que antecede o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28), e será estendida até o dia 1º de maio (Dia do Trabalho).

Reunião proveitosa e participativa

O juiz André Machado Cavalcanti definiu a reunião do Getrin como proveitosa e participativa e destacou a alegria com a adesão dos parceiros a campanha deste mês de abril: “Ficamos muito felizes com a compreensão de nossos parceiros quanto a importância do trabalho do Getrin. É um reconhecimento de que junto podemos fazer mais e melhor. Acredito que a partir desta reunião nosso grupo trabalhará com mais afinco e mais eficiência em defesa de uma política de prevenção de acidentes de trabalho e de campanhas de esclarecimentos à sociedade quanto aos riscos de acidentes de trabalho”.

O grupo decidiu, ainda, aderir ao movimento Abril Verde, que é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança e tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Norma Regulamentadora (NR) 12

O juiz George Falcão Coelho Paiva destacou que a reunião foi importante pela oportunidade de informar aos parceiros as ações do Getrin para este semestre, “em especial a que vai acontecer na última semana deste mês de abril. Também tomamos conhecimento das ações de cada um dos nossos parceiros, onde firmamos o compromisso de apoiar todas as iniciativas”. No final da reunião formam estabelecidas metas para o segundo semestre focadas no tema da campanha do Trabalho Seguro para este ano, que é a Norma Regulamentadora (NR) 12. A norma estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos e também regulamenta a fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

Participantes da reunião do Getrin13:

. Maria Edlene Costa Lins - Procuradora, representante do MPT

. Marcos Coelho de Sales - Juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba

. Celeida Maria de Barros França Soares - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, respresentando o Governo do Estado

. Diego Tavares de Albuquerque, representante da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

. Célia Cristina Ugulino de Araújo - INSS

. José Renato Crespo de Alvarenga - INSS

. José Laurentino da Silva - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil - SINTRICON

. Edmilson da Silva Souza - SINTRICON

. Daniel Pedro Ricardo Cordeiro Barbosa - representante do CREA-PB

. Maria Aparecida Estrela - representante da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho na Paraíba - AEST e Coordenadora Adjunta do Programa de Gestão Compartilhada da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego-SRTE

. Erick Martins Norat - Coordenador da AGU

. Clóvis da Silveira Costa - Auditor da Superintendência do Trabalho e Emprego

. Jonatan Oliveira - representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado da PB

. Gilsemara de Lacerda Dantas Leite - representante da FECOMÉRCIO

. Virgínia Araújo Medeiros - representante da FECOMÉRCIO

. Leonardo Sávio - Diretor da Usina Miriri - representante do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da PB.