Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 05 > Encontro nacional discute padronização dos sistemas de ouvidoria da Justiça do Trabalho
Conteúdo

Encontro nacional discute padronização dos sistemas de ouvidoria da Justiça do Trabalho

Evento aconteceu na semana passada em Campinas (SP)
publicado: 12/05/2015 15h20 última modificação: 30/09/2016 11h09

A reunião Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), realizada nos dias 23 e 24 de abril, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, São Paulo, contou com a presença do desembargador ouvidor do TRT da Paraíba, Leonardo José Videres Trajano.

A solenidade foi aberta no auditório do Tribunal Pleno com o pronunciamento do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, presidente do Colégio de Ouvidores. Os debates foram iniciados com foco no aperfeiçoamento e na padronização dos sistemas de ouvidoria, visando à adoção de um sistema único nacional. O evento contou, ainda, com a presença do supervisor da Ouvidoria e de um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT da Paraíba (Setic), que em grupos de trabalho distintos discutiram os sistemas apresentados, as demandas dos regionais e a viabilidade técnica para uma padronização nacional.

Criação

O Coleouv foi criado em 23 de novembro de 2012, no 4º Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, em Porto Alegre. O Colégio é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos membros dos Tribunais Regionais do Trabalho que estiverem no exercício do cargo de ouvidor ou vice ouvidor. Segundo o documento que dispõe sobre sua criação, a entidade "tem o objetivo de contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos ouvidores da Justiça do Trabalho.

Palestras apresentadas no evento:

-“Ouvidoria Pública, Democracia e Mídia no Mundo Contemporâneo” - Professor Doutor João Francisco Regis de Morais

-“Projeto de Implantação da Rede Nacional de Ouvidorias da Justiça do Trabalho junto ao CSJT” - Renata Rocha - Chefe da Ouvidoria do TST

-“A Atuação do CNJ e da Ouvidoria” - Fabiano Silveira - Conselheiro Ouvidor do CNJ