Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 05 > Projeto e-Saber inicia turma com 15 alunos
Conteúdo

Projeto e-Saber inicia turma com 15 alunos

Solenidade de abertura aconteceu no auditório do Fórum de João Pessoa
publicado: 26/05/2015 12h15 última modificação: 30/09/2016 11h09

O Tribunal do Trabalho da Paraíba retomou o Projeto e-Saber e está realizando a décima segunda edição. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (25) no auditório do Fórum de João Pessoa e os estudantes da rede pública beneficiados com o projeto foram saudados pelo presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado. “Com o projeto, o Tribunal está se integrando mais ainda com a sociedade, dando mais um pouco daquilo que recebe desta mesma sociedade”, disse

O Projeto e-Saber teve sua primeira versão editada em 2010, com o objetivo principal de difundir o uso da informática, noções de Direito do Trabalho e de cidadania entre jovens das comunidades carentes da grande João Pessoa, preparando-os para o mercado de trabalho. Nesta edição estão sendo beneficiados 15 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal João Santa Cruz de Oliveira, do Bairro dos Novais, que já estão recebendo aulas de Programação, Edição de Textos e Planilha Eletrônica.

O desembargador presidente destacou que “iniciativas como essas melhoram a vida de jovens e o futuro da própria sociedade”, disse, destacando que, paralela as aulas de informática, serão ministradas aulas de cidadania, Direito do Trabalho e segurança.

 

Treinamento

As aulas estão sendo ministradas pelo servidor Éricson Benjamim Arruda, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e vão ser divididas em três módulos. Durante a realização dos módulos ocorrerão palestras sobre Direito e Cidadania, e sobre segurança.

O assessor de Gestão Estratégica do TRT, Max Frederico Guedes Pereira, que é um dos idealizadores do Projeto e-Saber, falou da importância da retomada do e-Saber como projeto de cidadania. “O TRT, preocupado com a parte social, que está prevista no seu Planejamento estratégico, procura nas instituições municipais e estaduais de ensino, a troca de experiências na área de tecnologia da informação, instrumento preponderante para o primeiro emprego”, disse Max Guedes Pereira.

Já o presidente da Amatra 13, juiz Marcello Maia, falou que a instituição tem a satisfação de participar, mais uma vez, de parceria com o TRT, objetivando oferecer conhecimento a alunos da rede pública. “Mais do que um projeto de inclusão digital, o e-Saber é um projeto de inclusão social”, observou

O diretor do Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação do Município, Max Rangel Formiga disse que o e-Saber é um projeto belíssimo. “Fiz questão de estar presente nesta solenidade para agradecer ao Tribunal a parceria, e reafirmar que a Prefeitura de João Pessoa está de portas abertas para novas propostas”.

O servidor Luis Alberto Santos, que também é um dos idealizadores do e-Saber, disse que está feliz com a retomada do projeto, que é vitorioso e vem sendo feito com muito zelo pelo Tribunal. “Os alunos vão utilizar o que o Tribunal tem de melhor, que é o mesmo laboratório usado para treinamento de magistrados e servidores”, afirmou.

 

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade de reabertura do Projeto o diretor do Fórum de João Pessoa, juiz Aírton Pereira, o juiz auxiliar da presidência, Antônio Eudes Vieira Júnior, o presidente da Amatra 13, juiz Marcello Maia, os diretores geral Aryosvaldo Espínola, da Setic, Ronaldo farias, da Segurança, Jefferson Pereira, do Serviço de Pagamento, Lúcio Fávio, da Secretaria de Gestão Estratégica, Samuel Norat,da Assessoria Jurídica, Viviane Farias, além do secretário Geral, Saulo Sobreira, da chefe de Gabinete da Presidência, Samara Montenegro e dos servidores Luis Alberto Santos, Devânia Cabral e Sílvio Lucas. Ao final, da solenidade os estudantes receberam fardamento e material didático.