Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 07 > Tribunal cria ferramenta eletrônica de gestão administrativa e judiciária
Conteúdo

Tribunal cria ferramenta eletrônica de gestão administrativa e judiciária

Sistema Hórus já está em funcionamento
publicado: 15/07/2015 11h20 última modificação: 30/09/2016 11h09

Um sistema capaz de oferecer informações consolidadas e de maneira inteligente, que vai proporcionar aos gestores a transformação desses dados em subsídios para a melhoria de gestão da unidade, garantindo melhores resultados para a instituição, e, consequentemente, para o público. Assim é o Sistema Eletrônico de Gestão Administrativa e Judiciária, intitulado de Hórus. A partir desta quarta-feira, 15, a ferramenta estará disponível e, nesta sexta-feira, 17, às 10h, haverá uma apresentação para juízes e gestores no auditório do Tribunal Pleno.

Desenvolvido pela Coordenação de Estatística da Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), o Hórus tem como objetivo prover as unidade administrativas e judiciárias de meios para acompanhar as Metas Nacionais do Poder Judiciário, Planejamento Estratégico 2015-2020, eGestão, consumo de energia, água, telefone, combustível e consumíveis, como toner e papel, detalhadamente, por unidade, juiz, ano, mês, classe, cidade, ator, etc., de forma simples e com interface bastante amigável.

 

Sistema Hórus possui recursos poderosos

Os dados judiciais são extraídos do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) e formatados pela Coordenação de Estatística. Já os dados administrativos são extraídos de planilhas enviadas pela Secretaria Administrativa, Secretaria de Planejamento e Finanças e Serviço de Segurança e Transporte.

O sistema Hórus possui poderosos recursos que tem a função de coletar e trabalhar dados e devolvê-los aos gestores (juiz e servidor) uma informação consolidada e inteligente, através de mostradores coloridos e dinâmicos.

O acesso ao Sistema é feitos através do Portal da AGE e limitado aos gestores (juízes e servidores) das Varas do Trabalho, gabinetes de desembargadores, Presidência, Vice-Presidência, Juízo Auxilar da Presidência, Direção-geral, Corregedoria, Tecnologia da Informação, Secretaria Administrativa e Tribunal Pleno de Coordenação Judiciária. Os usuários terão à disposição o manual de acesso e navegação.

 

Mitologia

O nome Hórus, que denominou o sistema, foi uma homenagem ao deus dos céus na mitologia egípcia, que tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o sol e a lua. Ou seja, Hórus está presente em todos os lugares a qualquer hora.

 

Funcionalidade do Sistema Hórus Judiciário:

1) Painel Geral:

É possível acompanhar as Metas Nacionais do Poder Judiciário 2015 de forma separada (1° e 2° graus), além dos indicadores do Planejamento Estratégico que tratam do tempo médio de duração do processo nas fases de conhecimento e execução no 1° grau e no 2° grau.

2) Planejamento Estratégico:

- Um único painel com todos os 16 indicadores do PEI

3) Metas do Poder Judiciário 2015:

Nas abas é possível filtrar a situação de cada meta por Vara do Trabalho ou por cidade, ano e mês e nos casos das varas que não estão batendo a referida meta, a quantidade e a relação dos processos necessários ao seu cumprimento. A apresentação em gráficos de barra permite uma comparação de resultados entre as unidades.

Com essa relação, cabe ao gestor da unidade priorizar as ações no sentido de atingir a meta:

Meta 1: a quantidade de casos novos e julgados;

Meta 2: saldo dos processos distribuídos até 2013 e a quantidade de julgados em 2014 e 2015;

Meta 5: quantidade de casos novos de execução e de baixados em 2015;

Meta 6: quantidade de ações coletivas distribuídas em 2012 e julgadas em 2013, 2014 e 2015;

Meta 7: quantidade dos processos distribuídos e julgados dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

 

4) Abas eGestão 1° e 2° Graus:

Nestas abas, os relatórios do Sistema de Estatística do CSJT – eGestão, estão disponíveis para consulta filtrando-se por ano, mês, cidade e ou vara, nas categorias fase de conhecimento, fase de execução, fase de liquidação, incidentes processuais, valores, audiências, prazos médios e recursos para o TRT no 1° grau e relator, revisor, pauta de sessão, publicação, baixa de processos, prazos médios e recursos para o TST no 2° Grau.

Em todas as relações é possível verificar a apresentação dos processos em planilhas e gráficos fazendo novo filtro por ano do processo, juiz do processo, cidade do processo e classe do processo.

Funcionalidade do Sistema Hórus Administrativo:

1) Consumo:

Nesta aba é possível acompanhar o consumo de energia, água, telefone e combustível nos anos de 2014 e 2015, mostrando o consumo em real (R$) ou unidade de medida, como Kwh, M3 e litros, de todo o tribunal ou por cidade.

É possível, ainda, isolar a pesquisa por consumo e por vara, e nesta situação acompanhar a evolução dos gastos para fazer uma gestão minuciosa.

 

2) Consumíveis:

Nesta aba é possível acompanhar os gastos com consumíveis (requisição de material), filtrando por área (administrativa, arquivo, fórum, gabinete ou vara). Após a escolha da área, o filtro pode chegar às unidades judiciárias ou administrativas, onde é possível acompanhar todos ou um pedido específico. Exemplo: consumo de papel A4 por Vara do Trabalho em R$ ou quantidade, por ano e por mês e, ainda, o ranking

 

3) Orçamento:

Nesta aba é possível acompanhar o índice de execução do orçamento do tribunal por despesa (benefício, custeio, obras, permanente e pessoal), assim como por programa de despesas. Neste filtros, é possível verificar os valores pré empenhados, empenhados, liquidados e os valores que ainda não passaram pela Secretaria Financeira. Ou seja, os pedidos de compra de bens e serviços que ainda não foram protocolados. Todo acompanhamento é feito com a visualização de 'gráficos em pizza' e colunas em real e percentual da despesa.

Os créditos do desenvolvimento do Sistema Hórus são dos servidores Agenor da Costa Junior, Ronaldo de Araújo Costa Júnior e Jesse Inácio de Souza.