Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 07 > Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado nesta segunda (27)
Conteúdo

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado nesta segunda (27)

TRT produz vídeo para marcar a data. Confira a integra projeto dirigido às mídias sociais
publicado: 27/07/2015 09h50 última modificação: 30/09/2016 11h09

Nesta segunda, 27, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para marcar a data, o Tribunal do Trabalho da Paraíba publicou em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/TRT.PB) um vídeo focando o tema. É o terceiro de uma série, que tem como objetivo vincular a Justiça do Trabalho ao dia a dia das pessoas, da sociedade, usando datas marcantes do calendário para falar da legislação e dos direitos trabalhistas. O primeiro vídeo da campanha foi dedicado às mães, com alerta principal sobre a licença maternidade e o segundo tratou do combate ao trabalho infantil.

O vídeo foi produzido pela a Assessoria de Comunicação Social do TRT, no projeto que é dirigido especificamente às mídias sociais (Facebook, You Tube, Twitter e whatsapp). A arte usada para ilustrar o vídeo é do servidor Sávio Dantas e a narração é do servidor Rômulo Carvalho, gestor da Coordenadoria de Publicação e Informação. A edição e finalização é de Alexandre Magno, da empresa Viva Filmes, que presta serviços ao TRT.

História

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

No início da década de 70, o Brasil vivia o chamado milagre brasileiro, no qual indiscriminadamente os recursos da Previdência Social eram financiadores dos projetos da época, faraônicos e não rentáveis, criando o déficit atual do setor. Dado o descompromisso do governo e dos grandes empresários com a qualidade de vida no trabalho, os números de acidentes e óbitos eram alarmantes.

Os organismos financiadores internacionais pressionaram a equipe econômica do Brasil, liderada pelo Ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto, sob a ameaça de corte dos financiamentos caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido. Isso resultou na publicação, em julho de 1972, das portarias nº 3.236 – que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador - e nº 3.237 – que tornou obrigatória a existência de serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=FBQxDtXl8_Y