Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 10 > Começa a 13ª edição do Projeto e-Saber
Conteúdo

Começa a 13ª edição do Projeto e-Saber

Alunos da Escola David Trindade, em Mangabeira, receberão curso na área de informática
publicado: 19/10/2015 12h11 última modificação: 30/09/2016 11h10

Quinze alunos da Escola Municipal David Trindade, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, iniciaram nesta segunda-feira, 19, a 13ª edição do Projeto e-Saber, de inclusão social, em uma iniciativa do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região). O projeto tem o objetivo de incentivar o uso da informática e preparar alunos para o mercado de trabalho.

A edição do projeto foi aberta oficialmente pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT, Antônio Eudes Vieira Júnior. “Neste curso teremos a novidade de levar até vocês conhecimentos técnicos mais profissionais sobre a informática”, disse, conclamando os alunos a participarem ativamente do curso. “Aproveitem, aproveitem muito. Lembre-se que o estudo nos faz grandes. E a minha dica é essa: estudem muito e, quando acharem que já estudaram bastante, redobrem os esforços. O estudo é a garantia para uma vida profissional digna”, disse.

O diretor-geral do TRT, Aryoswaldo Espínola, falou da importância do e-Saber: “Lembre-se que o estudo será o diferencial na vida de vocês. Então, aproveitem essa oportunidade que, em muito, vai contribuir com a vida de vocês”.

 

Emoção

A diretora de Tecnologia de informação do Tribunal do Trabalho de Rondônia e Acre, Christianne Araújo Mendonça, que está visitando o Regional paraibano, deu um depoimento emocionante. Disse que a vida profissional dela é fruto de um programa dedicado a jovens. “O projeto, na época, despertou em mim a perspectiva de uma vida profissional. Espero que agarrem essa oportunidade para mudar a vida de vocês”, disse.

A diretora da escola David Trindade, Hilda da Silva Santos, acompanhou os alunos na abertura do projeto. Agradeceu a oportunidade que está sendo oferecida aos alunos pelo TRT e disse que todos vão agarrar a oportunidade com muita determinação. Estava acompanhando os alunos também, o monitor da escola, Alan de Melo Silva.

 

Novidades

As aulas acontecerão às segundas e terças, no horário das 8h às 10h. O projeto já beneficiou 12 turmas de estudantes com idade entre 15 e 17 anos das redes municipal e estadual de João Pessoa e de Cabedelo.

Esta turma apresentará uma formatação diferente, já que os estudantes participarão de um curso específico sobre manutenção de computadores, ministrado pelo servidor Ericson Benjamim Melo de Arruda, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), na sala de treinamento de Informática do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.

 

Palestras

Com a 13ª edição, chega a quase duzentos o número de estudantes atendidos pelo Projeto e-Saber. De acordo com o coordenador de Suporte Primário ao PJe-JT, Luiz Alberto Alves dos Santos, a Amatra 13, uma das patrocinadoras do evento, vai promover a realização de uma palestra sobre Cidadania e Direitos Humanos”. Durante o curso, uma outra palestra será ministrada pelo diretor de Segurança e Transportes do TRT, coronel Jefferson Pereira, sobre “Adolescência sem drogas”.

O Projeto e-Saber tem a parceria da Cooperativa de Crédito da Justiça do Trabalho – Credjust e da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa. A Credjust e a Amatra 13 são responsáveis pelo fardamento com logomarca do “e-Saber, material e coffee break. O transporte entre a escola e o Fórum será a cargo da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa.

Ao final do curso será fornecido pelo TRT o certificado de conclusão do curso, homologado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com o aproveitamento do aluno.