Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 10 > Escola Postural do TRT começa a funcionar na segunda, dia 19
Conteúdo

Escola Postural do TRT começa a funcionar na segunda, dia 19

Programa inicia com palestra sobre os cuidados com a coluna
publicado: 16/10/2015 09h18 última modificação: 30/09/2016 11h10

O Tribunal do Trabalho da Paraíba, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas implantará, na próxima semana, a Escola Postural. Por meio de palestra serão apresentados “Programas de Cuidados com a Coluna”. Para participar, basta realizar inscrição no Portal de Gestão de Pessoas, até as15h desta sexta-feira dia 16. A primeira palestra acontecerá às 10h do próximo dia 19 (segunda-feira) no auditório do Tribunal no Pleno e será ministrada pela professora e mestre Maria Cláudia Gatto Cardia, precursora do programa na Paraíba.

De acordo com a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Suy-Mey Carvalho de Mendonça Gonçalves, a intenção é proporcionar maior conhecimento sobre o corpo, estimular a mudança de hábitos e atitudes, incentivar o autocuidado e melhorar a qualidade de vida em pessoas com algias da coluna. Para a implementação da Escola Postural, a Segepe firmou parceria com o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O que é a Escola Postural

A Escola Postural é definida como um programa teórico-prático direcionado à prevenção de problemas posturais decorrentes de hábitos inadequados, frequentemente relacionados a dores musculares e articulares. A Escola iniciou na Escandinávia, desenvolveu-se no Canadá e nos Estados Unidos na década de 70 e, posteriormente, difundiu-se por outros países europeus, encontrando grande aceitação na Alemanha nas décadas de 80 e 90.

Na Paraíba, foi criado em 1990 por Maria Cláudia Gatto Cardia, com o objetivo de estimular a educação postural e a compreensão dos fatores etiológicos da dor de coluna. O método é estruturado em três aspectos distintos: educação postural, prática de exercícios e treino de relaxamento, por meio de técnicas específicas, entre elas as autoposturas do RPG (Método de Reeducação Postural Global).

Suy-Mey Carvalho lembrou que, em razão da limitação orçamentária, não será concedida diária ao servidor que se deslocar de unidade de lotação fora da cidade de João Pessoa. Além disso, não deverão se inscrever servidores que estejam em gozo de férias nos referidos dias ou afastados legalmente do cargo por qualquer motivo. Para mais informações ligue 3533.6043 e 3533.6044.