Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 10 > Outubro Rosa: palestra marca campanha no TRT
Conteúdo

Outubro Rosa: palestra marca campanha no TRT

Campanha de arrecadação de donativos para o Hospital Napoleão Laureano vai continuar até o final deste mês de outubro
publicado: 16/10/2015 15h50 última modificação: 30/09/2016 11h10

“Estamos integrados ao Outubro Rosa porque sabemos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é um problema contornável e basta um pouquinho de atenção para salvar vidas”, disse o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, Ubiratan Delgado, antecipando a realização da palestra “Câncer de mama. Faça a sua parte!”, que foi ministrada pela odontóloga e pós-graduada em saúde pública, servidora Marie Antoinette Malzac Batista. O evento aconteceu no auditório do Tribunal Pleno dentro da campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”.

Antes da palestra principal do evento, o grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT fez a apresentação de uma peça focada na prevenção do câncer. O elenco mostrou a dificuldade das pessoas que se descocam do interior do estado para buscar tratamento na capital, que sedia o hospital Napoleão Laureano, único no estado que é referência no tratamento da doença.

Prevenção

A palestrante falou sobre a doença, as principais causas e as formas de prevenção e tratamento. Encerrou apresentando algumas estratégias para a detecção precoce, a exemplo do autoexame, exame clínico e mamografias. “Os métodos reduzem a mortalidade em percentuais que variam de 30 a 50%”, disse Marie Antoinette Malzac. Já o diretor-presidente da Fundação Laureano, médico Antônio Carneiro Arnaud, presente a solenidade, aproveitou o momento para agradecer ao Tribunal pela solidariedade. Ele elogiou a participação do grupo teatral e disse que o Hospital atende pessoas de todas as cidades da Paraíba e também de outros estados. “Mulheres que fazem disgnóstico precoce, curam a doença”, disse o médico.

Após a apresentação da palestra, a presidente da ONG Amigos do Peito, Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Membro do Colégio Brasileiro de Mastologia, Joana Marisa de Barros, que trabalha atualmente, na Clínica Pró-Mulher, permaneceu à disposição respondendo perguntas dos participantes.

Doações

O presidente do TRT fez questão de lembrar que até o final deste mês de outubro a Segepe arrecadará donativos para o Hospital Napoleão Laureano. As doações de fraldas (infantis e geriátricas) e material de higiene pessoal (creme dental, escovas de dentes e sabonetes) são voluntárias e podem ser entregues, também, na Assessoria de Comunicação Social (ACS). “O Tribunal, que é do trabalho, se preocupa com as questões ligadas a pessoa e, nada como abraçar essa causa atraindo os olhares para um problema tão sério”, disse o desembargador, destacando que é uma honra poder compartilhar e se integrar à luta.

O evento foi coordenado pela Secretaria de Gestão de Pessoas e durante o período da manhã, um stande, para venda de material da campanha (camisetas e botons), além da distribuição de panfletos educativos, foi montado no hall de entrada do TRT, sob a responsabilidade de voluntários do Hospital Napoleão Laureano. Na ocasião foram distribuídos panfletos educativos com dicas de prevenção e autoexame.

O evento contou com a participação do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Paulo Germano, do juiz auxiliar da presidência, Antônio Eudes Vieira Júnior e do diretor-geral do TRT, Aryoswaldo Espínola, além de diretores e servidores, convidados e voluntários da ONG Amigos do Peito.