Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > Alunos da escola João Santa Cruz recebem caravana do TRT
Conteúdo

Alunos da escola João Santa Cruz recebem caravana do TRT

Estudantes receberam informações sobre a Justiça do Trabalho
publicado: 18/11/2015 16h15 última modificação: 30/09/2016 11h18

Os alunos da escola João Santa Cruz tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira, 17. As aulas das disciplinas normais foram substituídas por informações sobre a Justiça do Trabalho, em um projeto denominado Tribunal do Trabalho da Paraíba vai à escola. O juiz do trabalho George Falcão, o diretor do Serviço de Segurança e Transporte do Regional, Jefferson Pereira e o grupo de teatro Justiça em Palco passaram mais de duas horas conversando e interagindo com os alunos.

O projeto da Secretaria de Gestão de Pessoas está inserido nas comemorações pelos 30 anos de instalação do TRT na Paraíba e, a partir das palestras e apresentações, cada aluno vai escrever uma redação sobre o papel social da Justiça do Trabalho. Os professores da escola escolherão as nove melhores redações e as três primeiras receberão prêmios.

O juiz George Falcão falou sobre “O papel social do TRT da Paraíba (13ª Região)” e o diretor Jefferson Pereira abordou “Ética e Cidadania”.

 

Plantio de conhecimento

Segundo o juiz George Falcão, os jovens, normalmente, não tem conhecimento dos objetivos da Justiça do Trabalho. “Então, viemos plantar essa semente de conhecimento. Daqui, a nossa expectativa é que eles já levam essa mensagem para seus pais”, disse, acrescentando que esse lado social do tribunal é de suma importância. “Não podemos nos limitar a julgar processos, temos que ir além. Considero como muito importante o que estamos fazendo hoje, vindo a escola e trazendo conhecimento. E tudo com uma mensagem positiva, despertando também para a importância dos estudos”.

Para a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoa (Segepe), Suy Mey Mendonça Gonçalves, o tribunal realmente deve mostrar o quanto é importante para a sociedade e a sua constante busca pela paz social nas relações do trabalho. “Estamos expressando cidadania”, afirmou.

A diretora da escola, Bernadete Cavalcanti destacou a necessidade dessas informações para os jovens: “Estamos em uma comunidade carente e aqui, muitas vezes, as pessoas são enganadas por quem tem mais informações. Então, essa convivência trouxe novas informações para os nossos alunos, informações não apenas sobre a Justiça do Trabalho, mas também sobre trabalho infantil e responsabilidade socioambiental”.

 

Que vença o melhor

A escola municipal João Santa Cruz tem 420 alunos, com idade entre 10 e 16 anos e fica no bairro dos Novais, em João Pessoa. O aluno Maykon Douglas disse que está pronto para escrever sua redação. “Estou, agora, ciente dos direitos dos trabalhadores e mais informado sobre o absurdo que é o trabalho infantil. Agora, nós, os alunos, vamos escrever nossas redações. E que vença o melhor!”.