Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > e-Saber encerra 13ª edição do Projeto
Conteúdo

e-Saber encerra 13ª edição do Projeto

Encerramento teve participação da secretária de educação de João Pessoa
publicado: 30/11/2015 16h23 última modificação: 30/09/2016 10h26

O desembargador Edvaldo de Andrade encerrou nesta segunda-feira (30) a 13ª turma do e-Saber de inclusão social, projeto do Tribunal do Trabalho da Paraíba. Participaram quinze alunos da Escola Municipal David Trindade, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O projeto tem o objetivo de incentivar o uso da informática e preparar alunos para o mercado de trabalho.

O desembargador saudou os alunos pela dedicação e falou um pouco da trajetória profissional dele. Disse que vem de uma família pobre, mas que sempre teve o apoio e incentivo dos pais para os estudos. Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, foi aprovado em vários concursos públicos, até ocupar o cargo de juiz e depois desembargador. Já foi presidente do TRT e atualmente ocupa o cargo de presidente da Comissão de Segurança do Regional. “É esse testemunho que quero deixar para vocês. Com dedicação e obstinação é possível vencer”.

O juiz Arthur Torres falou da estrutura do Poder Judiciário brasileiro. Em uma linguagem acessível, explicou como funciona o poder e qual a importância para a sociedade. O diretor de Segurança e Transportes do TRT, Jefferson Pereira, falou de cidadania, do valor da família e do perigo das drogas. “As drogas conduzem à violência, a um mundo de perdas, marginalização e diminuição das suas qualidades e habilidades como ser humano”, alertou.

 

Oportunidade

A secretária de educação de João Pessoa, Edilma Ferreira, agradeceu ao Tribunal do Trabalho pela oportunidade oferecida aos alunos da rede municipal. “Esse é um momento marcante, de conquista. Você tiveram a oportunidade de estar em um espaço que inspira mudança de vida, da busca por um futuro melhor. Temos cerca de 20 mil alunos nesta faixa etária e vocês foram os escolhidos.

 

Presente

No encerramento do curso foi feito um sorteio com equipamentos que permitem o colocar em prática o aprendizado para montagem de microcomputadores. A sorteada foi a aluna Gabriele Virgínio Ferreira. “Estou muito feliz e já desejo que a próxima turma valorize muito essa oportunidade”.

Para esta turma, os organizadores acrescentaram um módulo específico sobre manutenção de computadores, que foi ministrado pelo servidor Ericson Benjamim Melo de Arruda, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Foi o servidor quem fez a doação do kit de ferramentas.

A equipe do e-Saber é formada por Luiz Alberto Alves dos Santos, Fernando Gambarra, Devânia Cabral e Ericson Benjamim. O projeto do TRT tem como parceiros a Amatra 13, a Credjust e a Prefeitura de João Pessoa.

 

Ensinamentos para toda vida

A diretora da escola David Trindade, Hilda da Silva Santos, disse que a escola está de parabéns por ter sido escolhida. “Percebemos uma grande melhora na autoestima e no aprendizado dos alunos. Foi muito valioso para o presente e para o futuro deles”.

A aluna Kamilla Gonçalves Bezerra destacou a oportunidade, que considerou como muito interessante. “Não só eu, mais todos os que fizeram parte desse projeto vão levar esses ensinamentos pro resto da vida. Foi uma forma de aprimorar nossos conhecimentos”. Ao final do curso todos receberam um certificado de conclusão, homologado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com o aproveitamento do aluno.