Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > Encontro de Responsabilidade Socioambiental mobilizou servidores do TRT
Conteúdo

Encontro de Responsabilidade Socioambiental mobilizou servidores do TRT

Iniciativa é parte da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho
publicado: 16/11/2015 16h50 última modificação: 30/09/2016 10h26

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu na última sexta-feira (13) o I Encontro de Responsabilidade Socioambiental, uma iniciativa da Comissão de Permanente de Responsabilidade Socioambiental, com o apoio da Escola Judicial (Ejud). O evento integra a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho (PNRSJT).

O juiz George Falcão, presidente da Comissão, fez a abertura do evento, que teve a palestra da professora do IFPB, Claudiana Maria da Silva Leal, com o tema “Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária”, onde incentivou os participantes a separar o lixo, para facilitar o processo de reciclagem.

Após a fala da professora, a equipe de teatro “Justiça em Palco” apresentou uma peça que destacava a importância da coleta seletiva de lixo e de não jogar resíduos na rua. O grupo é formado apenas por servidores do Tribunal.

Em seguida, foi feito o lançamento oficial da Logomarca de Responsabilidade Socioambiental. O vencedor do concurso que escolheu a logo, o servidor Paulo Vinícius, da Secretaria Administrativa (SADM), explicou que as formas lembram a balança da justiça e sua intenção era ilustrar o equilíbrio entre natureza e sociedade. Ele foi premiado com um cheque no valor de R$ 250,00.

Já às 10h, o Analista Judiciário e Chefe da Seção de Serviço Social do TRT-6 (Pernambuco), Renatto Marcello de Araújo Pinto, apresentou a palestra intitulada “Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho”. Na ocasião, ele detalhou como as diretrizes do plano atuarão na promoção do valor social do trabalho, na dignificação do trabalhador e na gestão eficiente e eficaz dos recursos sociais, ambientais e econômicos.

 

Debate e planejamento colaborativo de ações

Durante a tarde, o Encontro de Responsabilidade Socioambiental abriu espaço para o debate entre os participantes do evento sobre os eixos de atuação da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. Os ouvintes foram divididos em seis grupos (um para cada eixo) e, através da mediação dos servidores Thatiane Carrilho, Jackson Lima e Renatto Marcello de Araújo Pinto, os integrantes de cada grupo sugeriram iniciativas que possibilitassem o alcance dos objetivos traçados. Ao final da discussão, de forma participativa, os participantes traçaram um plano de ação, encaminhado ao presidente da Comissão, o juiz George Falcão.

 

Projeto de compostagem será implantado na sede do TRT

A Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental também elaborou um projeto-piloto de compostagem, aprovado pelo presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado. A ideia é começar, a partir do próximo ano, a destinação ambientalmente adequada do resíduo orgânico, inicialmente na sede do Tribunal, em dois setores (Segepe e AGE) e na copa.