Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > Presidente do TRT-13 participou do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Conteúdo

Presidente do TRT-13 participou do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Evento aconteceu em Brasília
publicado: 27/11/2015 14h06 última modificação: 30/09/2016 10h38

O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Ubiratan Delgado, participou do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento ocorreu durante os dias 24 e 25 deste mês no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A solenidade reuniu presidentes de 91 tribunais brasileiros que, coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabeleceram metas para o Judiciário em 2016, tendo em vista os macrodesafios para o poder Judiciário no período de 2015 a 2020.

Duas reuniões preparatórias antecederam a realização do encontro, sendo a primeira delas em maio, cujo objetivo foi a exposição e o diálogo sobre temas estratégicos, etapa necessária à elaboração de propostas das metas para 2016. A segunda reunião, ocorrida em setembro, apresentou os dados do Relatório Justiça em Números e formalizou a proposta das metas nacionais para 2016, expostas no Encontro.

A solenidade de abertura foi realizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja fala ressaltou as práticas consensuais, tais quais a mediação e a conciliação, como a melhor forma de tornar a Justiça mais célere na resolução de processos. “O caminho que se abre para desatar esse verdadeiro nó górdio da litigiosidade crescente é o encaminhamento de soluções processuais, organizacionais, gerenciais inovadoras, abrangentes, concatenadas que ultrapassem a visão tradicional, ortodoxa que se cultiva da prestação jurisdicional”, afirmou.

Coincidentemente, de forma simultânea ao evento, ocorreu em todo o Brasil a Semana Nacional de Conciliação, uma iniciativa a fim de reduzir a sobrecarga de processos parados na Justiça. Na Paraíba, essa ação demonstrou resultados bastante satisfatórios logo no primeiro dia, com 81% de processos conciliados e valores negociados que somaram R$ 371.500,00.