Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > Saúde e Segurança do Trabalhador serão temas de seminário do TRT
Conteúdo

Saúde e Segurança do Trabalhador serão temas de seminário do TRT

Confira a programação completa
publicado: 23/11/2015 11h35 última modificação: 30/09/2016 10h47

Cerca de trezentas pessoas, representando empresários e trabalhadores, estarão reunidas em João Pessoa nesta quinta e sexta-feira com o objetivo de discutir temas relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, as normas de proteção em vigor e os meios para torná-las efetivas.

O I Seminário Interinstitucional em Saúde e Segurança do Trabalhador é promovido pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Escola Judicial da 13ª Região e de empresas e sindicatos que integram o Getrin (Grupo de Trabalho Interinstitucional). O evento cumpre metas estipuladas pelo Programa Trabalho Seguro, que tem como gestores na Paraíba os juízes André Machado e George Falcão. É voltado para magistrados servidores, técnicos em segurança do trabalho, peritos, sindicatos, empregados e empregadores e será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em João Pessoa.

Iniciativa pioneira

“Trata-se de uma iniciativa pioneira em nosso estado que envolve diversas entidades parceiras engajadas da difícil tarefa de diminuição dos acidentes de trabalho”, disse o juiz André Machado. A sessão solene de abertura acontecerá às 9h do dia 26 no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – Fiep, em João Pessoa e contará com a presença do presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado.

A conferência de abertura será feita pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, com o tema “Tutela Constitucional da Saúde do Trabalhador”. Após um rápido intervalo, a coordenadora Estadual da Saúde do Trabalhador do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Simone Alves dos Santos falará sobre “A saúde do trabalhador no SUS: uma experiência do Estado de São Paulo”.

Programação

A exibição do Vídeo “Batalhadores” reiniciará os trabalhos no período da tarde, que seguirá com um painel com o tema “As normas de saúde e segurança do trabalho e suas implicações para empresas e gestores”. A apresentação será feita pelos painelistas Renato Alvarenga, do INSS, pelo procurador do Trabalho, Raulino Maracajá Coutinho Filho (MPT) e por José Ribamar Rodrigues Gomes (MTE).

O segundo painel terá como tema “A atuação do Ministério Público do Trabalho frente aos acidentes de trabalho” e será apresentado pela procuradora do Trabalho Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros (MPT). A palestra “Ação regressiva decorrente de acidente do trabalho: cabimento, competência e jurisprudência atual” encerrá o primeiro dia do evento, sendo apresentada pelo procurador Federal em Brasília/DF, Fernando Maciel.

No dia 27, segundo dia do Seminário, se comemora o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho. Neste dia o evento trará o senador Cássio Cunha Lima para falar sobre “A segurança no trabalho com máquinas e a NR 12”. O parlamentar será painelista junto com o juiz do Trabalho Luiz Antônio Colussi, do TRT do Rio Grande do Sul (4ª Região).

Logo em seguida será apresentado o tema “Processo de trabalho nos call centers”, pelos painelistas Renata Queiroz Dutra, mestranda em Direito da Universidade de Brasília e assessora no TST e por Valker Vasconcelos de Lacerda, presidente da Associação paraibana de Medicina do Trabalho (APAMT).

Encerramento

O 5º painel do evento versará sobre “Gestão da segurança e da saúde no trabalho: arte de fazer a melhoria contínua” e será apresentado pelos painelistas Jófilo Moreira, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – Eduardo Ferreira Arantes (SESI) – e Genilton Melo, do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba (SINTEST).

A cerimônia de encerramento será realizada às 17h30 pelos juízes André Machado Cavalcanti e George Falcão Coelho Paiva, que são gestores do Programa Trabalho Seguro na Paraíba, com premiação e homenagens aos profissionais em Segurança e Saúde do Trabalhador e apresentação do grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT.

O Seminário será realizado em parceria com o CEREST-PB, SINTEST, MPT, INSS e MTE, todos integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Paraíba – Getrin13.

 

Programação:

Dia 26/11/2015 (quinta-feira)

. 9h00 - Sessão de abertura.

. 9h30 - Conferência de abertura – Tutela Constitucional da Saúde do Trabalhador.

Conferencista: Desembargador do Trabalho Wolney de Macedo Cordeiro.

. 10h45 Palestra: “A saúde do trabalhador no SUS: uma experiência do Estado de São Paulo”.

Palestrante: Simone Alves dos Santos (CEREST-SÃO PAULO).

 

. 13h00 - Exibição do Vídeo “Batalhadores” - MPT

. 13h30 - Painel 1: “As normas de saúde e segurança do trabalho e suas implicações para empresas e gestores”

Painelistas: Renato Alvarenga (INSS), Raulino Maracajá Coutinho Filho e José Ribamar Rodrigues Gomes.

. 15h15 Painel 2: “A atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho frente aos acidentes de trabalho”.

Painelistas: Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros (MPT) e Fernando Maciel.

 

Dia 27/11/2015 (sexta-feira)

. 08h15 Painel 3: “A segurança no trabalho com máquinas e a NR 12”.

Painelistas: Cássio Cunha Lima e Luiz Antônio Colussi – TRT 4ª Região

. 10h 30 Painel 4: “Processo de trabalho nos call centers”.

Painelistas: Renata Queiroz Dutra (Assessora do TST) e Valker Vasconcelos de Lacerda (APAMT).

 

. 13h30 Painel 5: “Gestão da segurança e da saúde no trabalho: arte de fazer a melhoria contínua”.

Painelistas: Jófilo Moreira (MTE), Eduardo Ferreira Arantes (SESI) e Genilton Melo (Sintest).

. 15h00 Cerimônia de encerramento/premiação (Homenagens aos Profissionais em Segurança e Saúde do Trabalho).

. 17h00 – Teatro do TRT 13.

. 17h30 Sessão de Encerramento.

 

Endereço: Rua Rodrigues Chaves, 90 – Centro CEP: 58011-040 - João Pessoa-PB

Fone: (83) 3221-4884 - (83) 3533-5585