Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 11 > TRT reúne bibliotecários em encontro
Conteúdo

TRT reúne bibliotecários em encontro

Ex-senador Pedro Simon fez a palestra de abertura do evento no auditório do Sesc, na praia do Cabo Branco
publicado: 04/11/2015 10h25 última modificação: 30/09/2016 09h58

Bibliotecários de todo o Brasil e estudantes de Biblioteconomia estão lotando as dependências do auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), no Cabo Branco, em João Pessoa. Eles estão participando do XV Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho, uma realização da Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho, unidade integrante do Serviço de Documentação e Arquivo do Tribunal do Trabalho da Paraíba.

“Este evento, mais do que simplesmente afinado com sua época marca um olhar para o futuro ao apontar para ressignificação do papel da biblioteca e do bibliotecário e ao tratar de novas técnicas e plataformas digitais voltadas ao armazenamento e recuperação do conhecimento humano”, disse o presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado ao fazer a abertura solene do evento na noite da terça-feira (3).

A mesa foi formada pelos desembargadores Ubiratan Delgado, Carlos Coelho de Miranda Freire e Edvaldo de Andrade, além do procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Paulo Germano de Almeida, do ex-senador Pedro Simon, do presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros e do vice-presidente da Fiep, Magno César.

O maestro Carlinhos Telles e o Coral 13ª Em Canto apresentaram o Hino Nacional e em seguida a música “Paraíba Joia Rara”, de Ton Oliveira. Em seguida, o Grupo de Teatro Justiça em Palco, do TRT apresentou a peça “Biblioteca: lugar de aprendizado e sonhos!”. No elenco os servidores Maria Evanise Morimitsu (coordenadora), Tânia Magalhães, Marisa Castanheira, Tibério Paiva, Gláucia Bronzeado, Karla Leitão e Kylza Lima. O Grupo contou com a participação especial do maestro Carlinho Telles.

Palestra

O ex-senador Pedro Jorge Simon, que foi o responsável pela palestra de abertura, abordou o papel das bibliotecas na construção da cidadania e da ética. O parlamentar recebeu, pela manhã, na Câmara Municipal, o título de cidadão pessoense e a medalha Cidade de João Pessoa por iniciativa do vereador Fernando Milanez.

Para o desembargador Ubiratan Delgado lembrou que o Encontro está inserido na programação dos 30 anos de instalação do TRT na Paraíba e destacou que “a Biblioteca, junto a Escola Judicial deverão se consolidar como um centro de convergência do conhecimento institucional e um importante elemento de valorização da cultura e da formação continuada de magistrados e servidores, com abertura para toda a sociedade paraibana”.

 

Debates e mesas redondas

A professora Nadja Lacerda Cunha Lima (Universidade da Argentina) foi a primeira palestrante da manhã desta quarta-feira no auditório do Sesc. Ela falou sobre o tema “Ampliando Espaços: ressignificando o papel da biblioteca e do bibliotecário”. Já a professora Marynice Autran (UFPB) fez a segunda palestra com o tema “Convergências disciplinares: Ciência da Informação e Direito. Logo após a reunião técnica da WJ Informática – SIABI: Avaliações e soluções, dirigida por Wellington Rodrigues, diretor da empresa, o evento foi encerrado com a apresentação da Vlex, por Marcus Matsunaga.

O encontro segue no período da tarde com mais palestras, debates mesas redondas e apresentação de danças folclóricas por grupos do Sesc.