Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 12 > “Direito e Arte” encerram atividades de 2015 da Escola Judicial
Conteúdo

“Direito e Arte” encerram atividades de 2015 da Escola Judicial

Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de dezembro
publicado: 02/12/2015 17h07 última modificação: 30/09/2016 10h25

Para o encerramento do ano letivo, a Escola Judicial promove no próximo dia 11 de dezembro, das 9h30 às 12h30, no auditório do Tribunal Pleno na sede do TRT, a palestra “Direito e Arte”.

O curso será direcionado para convidados, magistrados e servidores do TRT 13ª Região, que devem efetuar sua inscrição através do site http://www.trt13.jus.br/ejudcursos, até o dia 8 de dezembro.

 

Raízes culturais do direito

Na ocasião serão discutidos os aspectos metodológicos que envolvem a produção e a compreensão contemporâneas do fenômeno jurídico, partindo-se de uma crítica ao positivismo e à textualidade, da reafirmação das raízes culturais do direito e do restabelecimento dos laços entre o direito e alguns saberes não dogmáticos visuais. Pretende-se também oferecer algumas pistas para o diálogo entre o Direito e as artes visuais, a música e a arquitetura, assim como apontar os novos modos de produção e conhecimento não textuais do direito a partir das Humanidades

O ministrante Marcílio Toscano Franca Filho é procurador do Tribunal de Contas do Estado, professor adjunto do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e tem pós-doutorado em Direito pelo Instituto Universitário Europeu. Além disso, ainda atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas e de Gestão de Organizações Aprendentes da UFPB.

O curso está inserido no Programa Nacional de Formação Continuada de Juízes do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).

 

Conteúdo Programático:

I - Introdução: Conteúdos, justificativas, métodos e bibliografias;

II - Direito e Música: Interpretação, performance e improvisação muito além da partitura;

III - Direito, Literatura e Narração: Os diálogos possíveis;

IV - Direito e Design da Informação: As formas da juridicidade;

V - Direito e Artes Plásticas: Um Direito curvo;

VI - Para além da visualidade: um Direito Multissensorial - Novas manifestações do direito em um mundo multimídia: cores, sabores e odores da juridicidade.