Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 12 > Pesquisa vai avaliar impacto do processo Eletrônico na saúde do servidor da Justiça do Trabalho
Conteúdo

Pesquisa vai avaliar impacto do processo Eletrônico na saúde do servidor da Justiça do Trabalho

TRT e Facisa/FCM assinaram acordo de cooperação
publicado: 07/12/2015 15h33 última modificação: 30/09/2016 10h27

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) que foi o precursor no uso do processo eletrônico na Justiça do Trabalho no Brasil, inicia, agora, outra atividade inédita na área de tecnologia. Um Acordo de Cooperação Técnico-Científica firmado com a Facisa/FCM (Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande) vai permitir a realização de um estudo sobre o impacto do processo eletrônico na saúde de juízes e servidores, em uma experiência pioneira no país.

Uma unidade da Facisa/FCM, com equipamentos de última geração, vai examinar servidores, fazendo não apenas exames completos de visão, mas também investigando a vida de cada um em relação a sobrepeso, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e nível de estresse. A ideia é ter elementos para, do ponto de vista científico, buscar melhoria na qualidade de vida dos servidores.

O acordo de cooperação foi assinado em Campina Grande na última quinta-feira pelo presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado e o diretor-geral da Facisa, médico Dalton Gadelha. “A informatização é uma ferramenta extraordinária e indispensável em qualquer instituição, mas não temos a aferição científica dos problemas que ela pode trazer, principalmente na Justiça do Trabalho da Paraíba, que trabalha exclusivamente com processos eletrônicos. Então, usando todo o rigor científico e nossos melhores profissionais, vamos avaliar o impacto do computador na vida desses qualificados trabalhadores”, disse o médico Dalton Gadelha.

O médico também destacou a iniciativa pioneira do TRT em buscar o convênio com a FCM. “Não tenho notícia de uma parceria como a que firmamos com o TRT em nenhum outro lugar do Brasil, então vai ser um bom desafio para nós.

 

Prestígio e a capacidade técnica

O desembargador Ubiratan Delgado falou sobre o ineditismo do estudo e disse que a pesquisa vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida não apenas dos servidores da Justiça do Trabalho da Paraíba. “Ao final dos trabalhos e com os resultados da pesquisa, várias outras instituições serão beneficiadas, porque saberão o que fazer para aliar o trabalho com a garantia de qualidade de vida para seus servidores”.

Também destacou o prestígio e a capacidade técnica demonstrada pelos profissionais da Facisa/FCM, o que dá ainda mais importância a pesquisa. “Somos o tribunal pioneiro no uso do processo eletrônico, fomos o primeiro no Brasil a abolir totalmente o uso do papel tanto no processo judicial, quanto no administrativo, e, sempre tínhamos a preocupação em avaliar esse impacto na saúde visual dos nossos servidores. Agora, temos a oportunidade de avaliarmos cientificamente esse impacto”, disse.

 

Satisfação dos servidores

O juiz auxiliar da Presidência do TRT, Antônio Eudes Vieira Júnior, que fez o contato com a Facisa/FCM para a efetivação do Acordo de Cooperação, lembrou a participação de todos os servidores que estão trabalhando para a concretização da pesquisa. Destacou, ainda, a boa receptividade dos juízes e servidores da Justiça do Trabalho em Campina Grande, que estão entusiasmados com a iniciativa.

A juíza diretora do Fórum Irineu Joffily, Maria das Dores Alves, parabenizou o TRT pela iniciativa e pela escolha de Campina Grande. “Registro a satisfação dos nossos servidores. Eles estão me passando a boa sensação de que estão sendo cuidados”. A juíza Maria Íris Diógenes Bezerra também participou da solenidade.

 

Planejamento Estratégico do TRT

A ação está em sintonia com o Planejamento Estratégico do TRT para o período 2015/2020, aprovado pela Resolução 148/2014, mais precisamente no Objetivo Estratégico número 6, indicador 8 (eficiência), que orienta a administração na implementação de política de gestão de pessoas, com ênfase nas competências.