Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 04 > Estudantes participam de ação do Programa Trabalho Seguro
Conteúdo

Estudantes participam de ação do Programa Trabalho Seguro

Evento realizado pelo TRT aconteceu no Colégio Lyceu Paraibano
publicado: 28/04/2016 14h05 última modificação: 30/09/2016 10h38

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, data em que o mundo dedica à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Tribunal do Trabalho da Paraíba realizou mais uma ação do Programa Trabalho Seguro como parte do Movimento Abril Verde. O Colégio Lyceu Paraibano foi o palco da ação que aconteceu no auditório para um público formado por três turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Na pauta, uma palestra ministrada pelo juiz George Falcão, que é um dos gestores do Programa na Paraíba, mostrou o número alarmante de acidentes relacionados ao trabalho no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. “Em 1970, quando a seleção brasileira ganhava o título de campeã, o país também ocupava o primeiro lugar no ranking de acidentes de Trabalho. Essa realidade fez com que as instituições no Brasil passassem a se preocupar mais com a segurança dos seus trabalhadores mas, mesmo assim, continua registrando altos índices de acidentes”, disse o magistrado, destacando que os cuidados são necessários.

Arte, cultura e educação

O grupo de teatro Justiça em Palco, formado por servidores do TRT, fez uma participação especial com a apresentação de uma enquete com o tema “Acidente de Trabalho: Nunca Mais!!”. A peça abordou as várias formas de prevenção de acidentes de trabalho, enfocando o cuidado com o uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo por parte dos empregados, e a fiscalização e treinamento por parte dos empregadores. A apresentação do grupo contou com a participação do maestro Carlinhos Telles que cantou e encantou a plateia. Ao final da palestra, houve a distribuição de materiais educativos e sorteio de brindes.

Vídeos educativos

No evento foram exibidos quatro vídeos institucionais produzidos pela Assessoria de Comunicação Social do TRT, que abordam situações de saúde do trabalhador, com dicas de direitos e deveres do trabalhador e do empregador para garantir o trabalho seguro. Dois vídeos enfocam a necessidade e o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Outro vídeo informa que o acidente na rua, quando o funcionário está de serviço, é acidente de trabalho e o último vídeo enfoca que a doença em razão do serviço também é acidente de trabalho.

O evento contou com a participação do representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon, engenheiro Daniel Pedro e do diretor do Colégio Lyceu Paraibano, professor Olegário Vieira. “É grande a importância da realização da ação aqui no Colégio, já que nossos alunos já estão atingindo maior idade e logo, logo enfrentarão o mercado de trabalho. É bom que já tenham noções de segurança”, disse o educador, que aproveitou para agradecer ao TRT o privilégio da parceria.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais regionais do Brasil como parte do Movimento Abril Verde. Na Paraíba os juízes André Machado e George Falcão são gestores do Programa Trabalho Seguro.

Abril Verde

Desde o dia 1º deste mês de abril, as fachadas dos prédios do TRT, em João Pessoa, e do Fórum de Campina Grande foram iluminadas por luzes verdes que ficam ligadas até as 21h.