Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 04 > Tribunal vai realizar ação pelo Trabalho Seguro no Lyceu Paraibano

Tribunal vai realizar ação pelo Trabalho Seguro no Lyceu Paraibano

Evento do Programa acontece nesta quinta-feira (28)com a participação de representantes do MPT e do Getrin 13

Ações do documento

publicado: 28/04/2016 08h20 última modificação: 30/09/2016 10h47

O Colégio Lyceu Paraibano vai receber, nesta quinta-feira (28)os juízes do Trabalho André Machado e George Falcão, que farão palestra pelo Trabalho Seguro. Na data em que o mundo dedica a Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Tribunal do Trabalho da Paraíba realiza mais uma ação do Programa como parte do Movimento Abril Verde.

O evento terá, além de palestra, distribuição de materiais educativos e apresentação do grupo de teatro Justiça em Palco, que contará com a participação da Secretaria de Educação do Estado, do Ministério Público do Trabalho e de representantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional – Getrin 13.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais regionais do Brasil como parte do Movimento Abril Verde.

A ação acontecerá no ginásio do Lyceu, onde serão exibidos quatro vídeos institucionais produzidos pela Assessoria de Comunicação Social do TRT, que abordam situações de saúde do trabalhador, com dicas de direitos e deveres do trabalhador e do empregador para garantir o trabalho seguro. Dois vídeos enfocam a necessidade e o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Outro vídeo informa que o acidente na rua, quando o funcionário está de serviço, é acidente de trabalho e o último vídeo enfoca que a doença em razão do serviço também é acidente de trabalho.

Iluminação

Desde o dia 1º deste mês de abril, as fachadas dos prédios do TRT, em João Pessoa, e do Fórum de Campina Grande foram iluminadas por luzes verdes. Em função da economia de energia, as luzes ficam ligadas somente até as 21h.

O juiz George Falcão, que é um dos gestores do Programa Trabalho Seguro na Paraíba, disse que “a função de um Juiz do Trabalho não é só julgar processos, mas também conscientizar empregados e empregadores da importância da prevenção de acidentes e do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”.