Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 04 > TV Justiça exibe reportagem com campanha dos mamulengos feita pelo TRT da Paraíba

TV Justiça exibe reportagem com campanha dos mamulengos feita pelo TRT da Paraíba

Programa Jornada vai mostrar ainda os impactos da crise econômica no mercado de trabalho

Ações do documento

publicado: 11/04/2016 13h02 última modificação: 30/09/2016 10h37

A campanha do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) focada no Programa Trabalho Seguro será destaque na TV Justiça, no programa Jornada, do Tribunal Superior do Trabalho, desta segunda-feira (11), às 19h30.

O trabalho do TRT-PB usa o teatro de bonecos e aproveita o forte traço popular dos mamulengos, com o talento do artista popular Edivaldo Nascimento, conhecido como Vavau, para levar dicas de direitos e deveres do trabalhador e do empregador para garantir o trabalho seguro. No ano passado, o teatro de bonecos do nordeste foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No total, foram produzidos 4 vídeos, todos com versão em 30 e em 45 segundos. Dois vídeos enfocam a necessidade e o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Outro vídeo informa que o acidente na rua, quando o funcionário está de serviço, é acidente de trabalho e o último vídeo enfoca que a doença em razão do serviço também é acidente de trabalho. O trabalho foi totalmente produzido, filmado, editado e finalizado na Assessoria de Comunicação do TRT.

 

Parceria para exibição na Paraíba

Na última segunda-feira (4), o presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado, visitou as televisões Cabo Branco e Correio, onde foi pelos diretores das emissoras. Nas visitas ficou acertada a parceria para a veiculação dos vídeos, nos meses de abril e maio de 2016.

 

Reportagens especiais

O programa Jornada dessa semana também vai dar início a uma série de reportagens especiais sobre os efeitos da crise vivida pelo país no mercado de trabalho. Enquanto trabalhadores perdem o emprego, empregadores também se desdobram para manter os negócios. Na primeira reportagem, vamos conhecer pessoas que foram diretamente afetadas pela crise e que agora estão em busca de novas oportunidades.

No quadro “Trabalha Brasil” a rotina de um casal que vende frutas e verduras de um jeito bem diferente. Eles compraram um ônibus, fizeram algumas adaptações e o transformaram em um verdurão que percorre as ruas de Brasília, Distrito Federal. Ainda em Brasília, projetos premiados em maratona do PJE vão dar mais agilidade ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico.

 

Exibição e reprises

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às quartas-feiras, às 6h30, quintas-feiras, às 20h30, sextas, às 09h30 e sábados, às 17h30. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.