Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 05 > Tribunal lança Programa para Aposentadoria
Conteúdo

Tribunal lança Programa para Aposentadoria

Trata-se da preparação para uma nova etapa de vida
publicado: 18/05/2016 10h55 última modificação: 30/09/2016 10h46

A Secretaria de Gestão de Pessoa (Segepe) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) lançou o Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA, destinado a servidores e magistrados do Tribunal. O programa impacta diretamente no Planejamento Estratégico do TRT para o sexênio 2015-2020 e pretende oferecer orientações e atividades diversificadas que visam a auxiliar o público-alvo na construção de um projeto de vida para o momento posterior à aposentadoria.

Na abertura, o presidente do Regional, o desembargador Ubiratan Delgado, considerou muito pertinente a visão dos servidores da Segepe em olhar o lado de quem está saindo, preparando-o para uma nova etapa da vida.

Busca por novas oportunidades

Segundo o presidente do TRT, a aposentadoria traz a possibilidade de se buscar novas oportunidades e novos horizontes. “Aquilo que muitos chamam de inatividade não pode jamais ser tratado como tal, e sim como uma busca de novas atividades. É preciso olhar a aposentadoria não como o fim de uma carreira, mas como o início de um novo ciclo e de novas oportunidades de realizações”, disse.

Citando a poetiza Cora Coralina, que começou a escrever aos 65 anos de idade e só a partir de então se tornou uma das maiores referências em poesia, o desembargador enfatizou a importância de o Tribunal se preocupar com as pessoas que fazem a instituição, dando a elas a oportunidade de se prepararem para esse momento. Ele parabenizou e agradeceu o envolvimento de todo o pessoal da Segepe, do Sappe e do Serviço de Saúde na elaboração do PPA.

Tudo tem seu tempo

Seguindo orientações da Resolução nº 132/2016 do CSJT, o programa estabelece que podem se inscrever servidores e magistrados que se encontram a até 4 anos de suas aposentadorias (voluntária ou compulsória) ou que estão em licença para tratamento de saúde há, pelo menos, um ano. O PPA é uma oportunidade para que servidores e magistrados possam refletir sobre aspectos financeiros, psicológicos e sociais desse momento repleto de rupturas e mudanças, além de experimentar e planejar algumas atividades que poderão ser exercidas posteriormente.

De acordo com a diretora da Segepe, Suy-Mey Mendonça, o ócio é por vezes muito angustiante: “Temos a mania de associar a inatividade a uma morte social. Isso faz com que fique a sensação de vazio existencial, de perda do sentido de vida com a seguinte pergunta: o que fazer a partir de então?”.

População relevante

Suy-Mey Mendonça explicou que o novo programa será contínuo, dada a relevância da quantidade de servidores que se encontram prestes a se aposentar. Até 2019, em torno de 215 servidores devem adquirir o direito de se aposentar. Em termos percentuais, esse número representa 19% da força de trabalho do TRT13. Desse total de servidores, 82% estão em João Pessoa, 7% estão em Campina Grande e 11% nas Varas do Interior.

A diretora da Segepe informou, ainda, que todas as palestras relativas ao PPA realizadas em João Pessoa, inclusive algumas oficinas, quando houver autorização dos participantes, estarão disponibilizadas, via EaD, para que as pessoas das unidades ainda não contempladas pelo programa possam ter acesso ao conteúdo trabalhado.

Palestras

Antes das palestras, os participantes assistiram à apresentação da peça Aposentadoria, e agora?, encenada pelo grupo de teatro Justiça em Palco do TRT.

Em seguida, o palestrante Marcelo de Almeida Buriti abordou o tema “Envelhecimento Humano, Qualidade de vida e Aposentadoria”, ressaltando a importância de se preparar para a aposentadoria nos aspectos físico, psíquico e social. Às pessoas prestes a se aposentar, o professor do Instituto Federal de Educação recomenda o planejamento principalmente de sua qualidade de vida e educação financeira. “No nosso país, é muito importante saber lidar com as finanças para ter uma aposentadoria tranquila”, aconselhou. Buriti enfatizou que o PPA do TRT 13 está contemplando todos esses aspectos e incentivou a adesão dos servidores ao programa.

As psicólogas Tereza Lobo e Rosane Melo, gestoras do projeto estratégico “Implantação do PPA”, apresentaram a pesquisa realizada com servidores do Regional que subsidiou o planejamento dos módulos do programa, além da proposta de temas para a 1ª turma do PPA.

A servidora Magda de Albuquerque, do Sappe, contribuiu com seu depoimento ao abordar as transformações pelas quais o TRT e os servidores vêm passando ao longo de seus 30 anos de trabalho no Tribunal. Ela reforçou a rapidez com que o tempo laboral passa e a necessidade de se preparar para o momento de desligamento desse mundo do trabalho oficial, finalizando com um convite aos servidores para participarem do PPA.

Com 15 anos de experiência na Seção de inativos, a servidora participa ativamente de todo o processo. “Muitas vezes, criei laços de amizade com as pessoas que procuraram a seção devido ao fato de o servidor estar se afastando de um ambiente para o qual se dedicou por 30 anos”, relatou Magda. A servidora é a mais antiga na sessão de inativos, uma das elegíveis à aposentadoria e já iniciou seu planejamento. Viajar, curtir sua família, seu apartamento na beira mar e viver com saúde são suas metas.

O evento contou com a participação de parceiros externos da UEPB, do IFPB e da UFPB, além dos colabores internos do Sappe e do Sersa.

Inscrições

As inscrições para a primeira turma do PPA foram abertas pelo portal da Gestão de Pessoas no dia 13/05 e se encerram no dia 27/05. Podem se inscrever servidores e magistrados que se encontram a até 4 anos de suas aposentadorias (voluntária ou compulsória) ou que estão em licença para tratamento de saúde há, pelo menos, um ano, de acordo com o artigo 4º do ATO TRT GP Nº 129/2016. Os encontros serão quinzenais, terão carga horária de 16 horas e contarão como Adicional de Qualificação – AQ.

.