Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 08 > Estudantes do IFPB conhecem o parque tecnológico do TRT
Conteúdo

Estudantes do IFPB conhecem o parque tecnológico do TRT

Visita faz parte da disciplina Fundamentos da Computação
publicado: 23/08/2016 11h10 última modificação: 30/09/2016 10h26

Alunos do curso de Rede de Computadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), acompanhado do professor da disciplina Fundamentos da Computação, Paulo Costa, visitaram, nesta segunda-feira, 22, a sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) para conhecer o funcionamento do  seu parque tecnológico.

De acordo com Ronaldo Farias, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), a proposta foi mostrar aos estudantes do IFPB uma tecnologia mais avançada sendo utilizada. Os analistas judiciários da Coordenadoria de Tecnologia e Suporte Técnico, Rômulo Fernandes e Wilberto Oliveira apresentaram diversos elementos da estrutura do Tribunal e, em seguida, conduziram os alunos à sala cofre, lugar onde o parque tecnológico do Tribunal está mais concentrado.

A visita teve como objetivo, segundo explicou o professor, passar para uma turma iniciante do curso de Redes o que é o mercado de quem trabalha na área de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. E as impressões, tanto do professor, quanto da turma, foram as melhores. “Foi uma excelente oportunidade e eu tenho plena convicção de que os alunos saíram extremamente motivados em continuar no curso e seguir na área de Rede de Computadores”, disse esperando contar com a colaboração do Tribunal para trazer outras turmas iniciantes nos próximos semestres.

O estudante Miguel Rodrigo Belarmino Cabral também achou a visita bastante proveitosa “principalmente para os alunos que estão iniciando e não têm muita noção nesta área”. Ele contou que a explanação dos servidores fortaleceu ainda mais a sua decisão de seguir carreira nesta área. “Já fiz outros cursos e me perdi no meio do caminho, mas com certeza, essa visita ao parque tecnológico do TRT me motivou ainda mais, porque tirou todas as minhas dúvidas. Valeu muito a pena ter vindo”, disse.

Alto padrão de investimento

O TRT da Paraíba tem recebido reconhecimento pelo alto padrão de investimento na área de tecnologia da Informação e Comunicação, o que tem despertado o interesse de várias instituições e entidades em conhecer o sistema. Em 2009, conseguiu uma marca histórica eliminando quase que 100% na utilização de papel nos processos trabalhistas jurídicos que, desde então, são feitos eletronicamente. Isso fez com que o Regional fosse o primeiro no país a utilizar esse método. A Justiça do Trabalho é a única no Brasil que evoluiu para eletronizar todo seu sistema.

Dado ao grande volume de trabalho, o Tribunal tem dificuldade em atender a todos os pedidos, já que o número de demanda desse tipo é muito alto. “A maior dificuldade é encontrar hora disponível, mas nós procuramos atender na medida em que a força de trabalho nos permite”, ressaltou. Para Ronaldo o grau de satisfação é excelente porque equipamentos do porte do que o TRT dispõe não se vê em um curso acadêmicos.

Visita à sala cofre