Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 08 > Revista registra fatos que marcaram história do TRT na PB
Conteúdo

Revista registra fatos que marcaram história do TRT na PB

Lançamento foi feito dentro das comemorações do Dia do Jurista no Tribunal Pleno
publicado: 16/08/2016 09h25 última modificação: 30/09/2016 10h38

O lançamento da Revista comemorativa dos 30 anos de instalação da Justiça do Trabalho na Paraíba e uma palestra sobre “A Ética no Serviço Público” marcaram as comemorações do Dia Nacional do Jurista. A abertura da solenidade aconteceu no auditório do Pleno, pelo presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Ubiratan Delgado, e contou com a participação de desembargadores, juízes e servidores. O dia 11 de agosto marca a data de criação dos cursos jurídicos no Brasil, conforme a Lei 5.010/66, art.62, Inciso IV com a redação dada pela Lei 6.741/79.

Em seu discurso, o presidente Ubiratan Delgado falou da sua satisfação em poder comemorar o Dia do Jurista e do Judiciário. “Neste dia, com o lançamento da revista marcamos, praticamente, o encerramento das solenidades de comemoração dos 30 anos do Tribunal do Trabalho da 13ª Região. A revista traz um registro histórico dos principais fatos e eventos ocorridos nessas três décadas e que apontam para uma história de sucesso e de construção de uma instituição sólida”, comemorou.

O desembargador destacou que a revista não significa uma propaganda de gestão nem de gestões, “mas é um registro histórico dos principais fatos que marcaram a trajetória deste Regional desde antes da sua fundação”. O presidente do TRT agradeceu e parabenizou todos os servidores que se dedicaram a elaboração da revista dos 30 anos do TRT, lembrando que a publicação foi possível graças aos recursos empenhados no orçamento de 2015.

Lembrou os servidores que fizeram a história do TRT da 13ª Região. “O Tribunal do Trabalho da Paraíba não é feito só de presidentes e desembargadores nem só de juízes. É feito também de servidores, de terceirizados, de colaboradores e dos que atuam na Justiça do Trabalho como advogados e procuradores. Nenhum presidente faz nada sozinho”, ressaltou.

Em nome de todos os servidores da Corte, o presidente Ubiratan Delgado “simbolicamente” abraçou o desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva, a quem considera “uma figura emblemática” lembrando que o colega foi servidor da 6ª Região, assistente e diretor de Secretaria. “Viu esse Regional nascer e foi o responsável por datilografar o primeiro Regimento Interno e hoje, como desembargador da Corte, representa o que há de melhor no nosso Tribunal, que são as pessoas”, disse, sem desmerecer nenhum outro servidor.

O presidente destacou ainda o projeto estratégico da Segepe, que convida os servidores ao conhecimento do Código Ética do TRT-PB e para uma reflexão sobre as questões éticas neste momento de dificuldade e de crise. “É importante que nos voltemos para essas questões para que melhor possamos calçar os próximos 30 anos deste Tribunal. Ao fim do seu discurso, o presidente do Tribunal entregou um exemplar da publicação ao vice-presidente e corregedor do TRT, desembargador Eduardo Sérgio de Almeida, ao juiz Marcello Maia, presidente da Amatra13 e ao diretor administrativo Alexandre Gondim Guedes Pereira.

Ética no Serviço Público – a palestra

A palestra, apresentada pelo procurador da Fazenda Nacional na Paraíba, Sérgio Augusto Queiroz, mestre em filosofia e teologia, autor de vários livros relacionados ao comportamento humano, deu início ao projeto estratégico do TRT, a Ética em Código, que é patrocinado pela Secretaria de Gestão de Pessoa. A proposta da Segepe é disseminar o Código de Ética dos servidores de modo a torná-lo amplamente conhecido em todas as unidades da instituição, considerando que a ética é um atributo de valor do Tribunal.