Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 08 > Regional do Rio Grande do Norte implantou sistema semelhante ao Hórus
Conteúdo

Regional do Rio Grande do Norte implantou sistema semelhante ao Hórus

Sistema desenvolvido pela Assessoria de Gestão Estratégica do TRT-PB foi cedido ao regional riograndense através de um Termo de Cessão de Direito
publicado: 09/08/2016 09h40 última modificação: 30/09/2016 10h38

Na língua tupi-guarani, Apoema é aquele que enxerga ao longe. É com esse objetivo de fornecer uma macrovisão sobre o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região que a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) desenvolveu uma nova ferramenta de gestão, o sistema Apoema.

A primeira versão desse novo sistema foi apresentada, nesta sexta-feira (5), para a presidente e vice-presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos e Auxiliadora Rodrigues, bem como para dirigentes do TRT-RN.

O sistema será implantado ainda em agosto e reúne os indicadores definidos pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, acompanhamento do desempenho das unidades, além do gasto com consumíveis, bem como com água, luz, telefone, gasolina, dentre outros.

A inspiração para o sistema potiguar de gestão veio do paraibano Hórus, sistema similar desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região que permite ao gestor ter uma visão ampla e dinâmica do funcionamento da instituição em tempo real.

O Apoema reúne e organiza as informações de todos os bancos de dados do TRT-RN numa plataforma única, que permite o acesso e a visualização por parte dos dirigentes do tribunal de qualquer informação em tempo real.

"É possível se ter uma ideia da movimentação processual de uma Vara do Trabalho ao consumo de papel porque o sistema reúne os dados que podem ser consultados a um simples clique", disse a desembargadora Joseane Dantas, presidente do TRT-RN.

Para ela, “é fundamental a alimentação correta do sistema por todos os magistrados, dirigentes e servidores da instituição porque é com base nesses dados que se poderá tomar decisões estratégicas num curto espaço de tempo”, observou.

A implantação do sistema Apoema será gradual e, como um sistema que permite alterações pautadas pelas necessidades da instituição, novos indicadores serão inseridos a cada fase de desenvolvimento.

No mês de agosto, a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica está preparando uma série de Oficinas para que gestores conheçam o sistema de forma prática.

Termo de Cessão do Hórus

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (21ª Região) estiveram na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região no dia 12 de maio deste ano de 2016, para conhecer e receber da cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Gestão Administrativa e Judiciário, o Hórus, desenvolvido pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).

O Termo de Cessão atendeu a uma solicitação da presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos, logo após conhecer as funcionalidades do Hórus, apresentado pelo assessor de Gestão Estratégico do TRT13, Max Frederico, que também contou com a participação dos servidores Agenor da Costa Júnior, gestor do Sistema, e Rômulo Alexandre, da área de Tecnologia.

A transferência da aplicação durante uma reunião do Colégio de Presidentes (COLEPRECOR) e não trouxe ônus a 13ª Região. O Sistema Hórus permite aos administradores do Tribunal, seja da área administrativa ou judiciária, tomarem decisões baseadas em informações tratadas dos mais variados bancos de dados. Entre eles, Metas Nacionais do Poder Judiciário, Planejamento Estratégico do CSJT e TRT13, eGestão do 1° e 2° graus, eGestão Administrativo, Produtividade de Magistrados, Consumos (energia, água, telefone e combustível), Consulta de Material de Consumo e Permanente, Orçamento 2016 e Aposentadorias de Magistrados e Servidores.

Fonte: ACS – TRT/13ª Região com Ascom – TRT/21ª Região